Servidores da Rede Federal discutem implantação de rádios e TVs educativas

28. junho 2013 | Escrito por | Categoria: Eventos, Matérias

Em breve, muitos Institutos Federais vão ter canais de rádios e TVs educativas, e a implantação desses veículos de comunicação foi discutida no III Encontro do Grupo Executivo de Rádio e TV Educativa da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, realizado entre os dias 24 e 27, na sede da TV IFSC, no Centro de Florianópolis. No total, participaram 25 servidores de 12 instituições, que assistiram a palestras técnicas, visitaram estúdios de rádio e TV e debateram sobre a estrutura necessária para implantação dos veículos.

SONY DSCAlguns Institutos Federais, como o IFSC, já possuem rádios ou TVs (ou os dois) próprias, que geralmente transmitem conteúdo via internet. No entanto, no segundo semestre de 2011 o Ministério das Comunicações lançou o Plano Nacional de Outorgas de Emissoras Educativas, para rádio e televisão, incluindo canais em muitas cidades em que há câmpus de instituto federal. O IFSC, por exemplo, participa de processos para implantação de rádios educativas em Chapecó, Criciúma e Jaraguá do Sul.

Do encontro realizado em Florianópolis nesta semana, resultou um relatório com providências que, na visão do grupo, devem ser tomadas pelas instituições antes das outorgas dos canais, como destinação de locais para estúdios e transmissores, aquisição de equipamentos e licitação para contratação de engenheiro de telecomunicações (responsável pelo projeto técnico), entre outras.  A estrutura organizacional das rádios e TVs dos Institutos Federais também foi debatida.

O Grupo Executivo de Rádio e TV Educativa da Rede Federal é formado por servidores dos institutos federais que já trabalham com rádio e televisão em suas instituições, ou que estão à frente dos processos de implantação dos novos veículos. “Tivemos palestras que ajudaram a tirar dúvidas de quem está iniciando o trabalho”, conta o servidor do IFSC Paulo Vítor Tavares, que integra o grupo executivo e é o responsável pela TV IFSC.

Entre os palestrantes, estiveram profissionais da área de engenharia de telecomunicações, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), da Delegacia Regional do Ministério das Comunicações em Santa Catarina, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e da empresa AD Digital (que fornece sistemas informatizados para rádios digitais). Os servidores Adriano Heis e Michelle Conceição Correa também representaram o IFSC no encontro.

“Começando do zero” é como está o processo de implantação do canal de TV educativa do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, em Petrolina (PE), segundo explica o coordenador de Comunicação do instituto, João Bosco Coelho. “Vai ser um meio de comunicação importante para nós, pois vai disseminar conteúdo sobre a instituição. O grande desafio é conseguirmos vencer a burocracia do serviço público para implantar a TV”, comenta.

Já o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) possui TV há dois anos, que é ligada à Reitoria e atua via web, além de uma rádio. O coordenador-geral da TV IFPB, Humberto Borges, explica que há 10 servidores e três bolsistas atuando exclusivamente na TV, que funciona como um meio de comunicação, transmitindo eventos ao vivo, como formaturas e reuniões do Conselho Superior, e produzindo vídeos sobre câmpus e cursos do instituto. “Há uma perspectiva de que, dentro de dois ou três meses, vamos começar a trabalhar com educação a distância também”, diz. Para ele, além da divulgação de informações, a TV ajuda na transparência das ações e a aproximar as pessoas do IFPB. “Ela diminui distâncias. Quem está longe, pode acompanhar os eventos.”

O Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (CEFET-RJ) também possui uma rádio, em Nova Friburgo (RJ), e tem projeto para implantar um canal de TV digital em Petrópolis (RJ). O diretor da unidade do CEFET-RJ nessa cidade, Paulo Cesar Bittencourt, é engenheiro de telecomunicações e entusiasta do uso das novas tecnologias para a comunicação. “Hoje temos a convergência e transversalidade de mídias, que podem ser exploradas para a difusão de informações”, afirma Paulo, que participou do encontro em Florianópolis.

O Grupo Executivo de Rádio e TV Educativa da Rede Federal apresenta na quarta-feira, dia 3, em reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), a Carta do Rio de Janeiro, resultado de encontro do grupo em setembro de 2012 e que foi ratificada no evento em Florianópolis. Entre as propostas da carta, está a de oficialização do grupo pela Setec, com reuniões periódicas, e torná-lo responsável por acompanhar os editais de outorga de canais de rádio e televisão educativas e orientar a implantação de emissoras na Rede Federal.

Participaram do encontro em Florianópolis servidores do IFSC e dos institutos federais Catarinense, do Acre, de Goiás, Goiano, da Paraíba, do Paraná, do Sertão Pernambucano, do Sul de Minas Gerais e do Sudeste de Minas Gerais, além do CEFET do Rio de Janeiro. O próximo evento deve ocorrer em outubro, na Paraíba.