Estudantes do IFSC recebem medalha de ouro da Obmep

2. julho 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Gaspar, Câmpus Joinville, Matérias

Os alunos Petterson Matheus de Souza, de 15 anos, estudante do curso técnico integrado de Química do Câmpus Gaspar e Ricardo Gonçalves Marques Junior, de 14 anos, do curso técnico integrado de Eletroeletrônica do Câmpus Joinville do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), receberam a medalha de ouro da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Os estudantes conquistaram as medalhas na 8ª edição do prêmio, em setembro de 2012, ficando entre os 200 melhores estudantes do país. Na ocasião, Petterson estudava na 8ª série da Escola de Educação Básica Zenaide Schmitt Costa, e Ricardo na 8ª série da Escola Municipal Pastor Hans Muller.

Professora Josiane e PettersonPetterson viajou ao Rio de Janeiro para a cerimônia de premiação acompanhado do pai, Itamar Elias de Souza, da professora Josiane Berns Siqueira e do coordenador regional de iniciação científica (CRIC), Licio Hernandes Bezerra, na quarta-feira (19). Segundo o estudante, a cerimônia foi emocionante.“Foi uma sensação incrível no recebimento da medalha, praticamente inacreditável”, conta.

De acordo com Petterson, a preparação para as provas foi intensa e sempre com o incentivo da família e da professora. “Foi uma preparação contínua comigo e com a minha professora, que durou o ano inteiro. Em cada aula eu aparecia com novas questões e dúvidas. Minha professora Josiane e minha família sempre me incentivaram nos estudos, não me deixando desistir”, relata o estudante.

Na terça-feira (25), Petterson recebeu uma menção honrosa da Câmara de Vereadores pelo prêmio. Esta não foi a única conquista de matemática do estudante, que já ganhou o certificado de menção honrosa também da Obmep, na 6ª e 7 ª série, em 2010 e 2011. Além disso, Petterson também conquistou o primeiro lugar da semana da matemática no IFSC junto com as colegas de classe Júlia Gonçalvez e Beatriz Stüpp Mendes.

medalha ouro matematica_8283_250613O aluno Ricardo recebeu nesta última quarta-feira (26) a medalha de ouro do prefeito de Joinville, Udo Döhler, em uma cerimônia na Câmara de Vereadores. De acordo com o Ricardo, todo o esforço e estudo valeu a pena. “Me senti orgulhoso, a homenagem na Câmara foi bonita. Fui entrevistado por jornais e tomei café no gabinete do nosso prefeito. Me senti importante, valeu a pena”, conta o estudante.

Segundo Ricardo, o incentivo dos pais é fundamental para seus estudos. Ele dedica uma hora por dia aos estudos. “Desenvolvo as atividades do Programa de Iniciação Científica da Obmep, baixo as provas anteriores e faço como estudo dirigido. Meus pais são rígidos quando a questão é o estudo. Em nossa casa a disciplina é uma regra. Minha mãe está sempre procurando exercícios e me propondo desafios”, explica.

medalhas matematica_8731_260613

Esta é a terceira medalha que Ricardo conquista na Obmep, sendo a primeira de ouro. De acordo com a mãe do aluno, Beatriz Antunes Marques, o filho é dedicado e estudioso. “Ricardo desde pequeno é um menino esforçado, dedicado e estudioso. No ano passado ele realizou a prova do IFSC no meio do ano só para ver qual era seu grau de dificuldade para conseguir uma vaga no curso de Eletroeletrônica, e passou. Com a matemática não foi diferente, ele progrediu ano após ano. Realmente é um menino que vale ouro, com muito orgulho”, relata Beatriz.

Foto 01: Jornal Cruzeiro do Vale