Alunos do IFSC cultivam horta agroecológica

3. julho 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Lages, Matérias

020713_colheita_agro1_12Na última terça-feira (2), os alunos do primeiro módulo do curso técnico concomitante de Agroecologia do Câmpus Lages do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), realizaram a primeira colheita de hortaliças produzidas no câmpus utilizando técnicas de permacultura. Este é o resultado de um experimento na área da agricultura orgânica, onde os alunos cultivaram uma horta em círculos, mais conhecida como mandala. A horta implantada no câmpus será mantida para estudo, pesquisa e comparação, pois está próximo aos canteiros de cultivo tradicional.

De acordo com a professora do curso Fedra Kruger, diferente do cultivo tradicional, a técnica de permacultura prima pela diversidade de espécies numa mesma área. “Cultiva-se lado a lado, alface, brócolis, couve, rabanete e outras espécies. Com uma maior diversidade conseguimos alcançar um melhor equilíbrio ambiental e, por conta disso, diminuir a incidência de pragas e doenças”, explica a professora.

020713_colheita_agro1_07

A ideia de implantar a horta no câmpus surgiu após uma visita técnica no município de Rio Rufino. Um produtor da região explicou aos alunos todo o processo que envolve o cultivo agroecológico num canteiro montado em círculo. Segundo a aluna Janaina Muniz de Melo Baldissera, a forma de cultivo interessou a todos, que resolveram realizar o processo no câmpus. “O que nos despertou interesse foi a forma não convencional de produção. Aprendemos a confeccionar os canteiros em mandala e como são realizados os tratos culturais na permacultura. Também percebemos a diferença no sabor dos alimentos produzidos desta forma”, conta.