IFSC conta com empresa de clipagem

5. julho 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Gestão, Matérias

Desde o mês de junho, o IFSC conta com um serviço de clipagem contratado para monitorar a sua presença na mídia nos principais veículos de comunicação do estado. A partir de agora, todo mês será disponibilizado a todos os servidores um relatório com as citações sobre IFSC feitas pela imprensa – incluindo jornais impressos, sites, rádios e televisões. Clique aqui para acessar o documento.

A contratação do serviço era um anseio da Coordenadoria de Jornalismo do IFSC. “Mensurar a nossa presença na mídia é fundamental para avaliarmos o trabalho que fazemos de assessoria de imprensa e a imagem que a imprensa passa para o público do nosso Instituto para podermos desenvolver ações e estratégias que contribuam para um reconhecimento maior e melhor do IFSC”, explica a jornalista Marcela Lin, fiscal do contrato.

Até o momento, a clipagem era feita de maneira manual pela equipe de jornalistas do IFSC e pelos coordenadores de relações externas de alguns câmpus. Com a contratação da empresa, será possível ter acesso a mais citações do Instituto na imprensa. “Por uma questão logística e de custo, não teríamos como contratar uma empresa que fizesse a clipagem de todos os veículos  que temos nos municípios em que temos câmpus, mas teremos uma cobertura bem mais abrangente da que tínhamos até então”, explica Marcela.

A fiscal do contrato explica que, mesmo com a empresa de clipagem, é importante que os servidores avisem quando forem dar alguma entrevista de maneira institucional ou quando souberem de alguma matéria ou nota que saiu na imprensa. “Temos uma lista de veículos que devem ser monitorados pela empresa de clipagem, mas, até para conseguirmos acompanhar o serviço contratado, precisamos da ajuda dos servidores para saber o que saiu mesmo em todo o estado”, explica Marcela.

Os servidores que souberem de alguma matéria ou entrevista que saiu na imprensa sobre o IFSC, mas não está no relatório do mês, podem informar a Coordenadoria de Jornalismo pelo e-mail jornalismo@ifsc.edu.br. “Pode ser que a clipagem não apareça porque o veículo não faz parte da lista contratada para monitoramento ou pode ser que tenha ficado de fora por falha da empresa e, nesse caso, precisamos cobrar pelo serviço”, informa a fiscal.

O relatório do mês será enviado pela empresa até o dia 5 do mês seguinte e será compartilhado no Link Digital e na intranet. As matérias de TV também estão sendo postadas pela Coordenadoria de Jornalismo – conforme recebimento do material pela empresa de clipagem – no YouTube do IFSC.

Tags: