Estudantes dos IFs poderão participar do WorldSkills 2015

12. julho 2013 | Escrito por | Categoria: Gestão, Governo Federal, Matérias

Os alunos da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica poderão participar do maior torneio de educação profissional do mundo. A próxima edição do Worldskills será em 2015 e pela primeira vez o Brasil irá sediar a competição que será realizada na cidade de São Paulo. A reitora do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Maria Clara Kaschny Schneider, integrou a delegação do Ministério da Educação (MEC) que esteve na última semana no WorldSkills 2013, na Alemanha, atuando como observadora.

A 42ª edição da WorldSkills Competition foi realizada de 2 a 7 de julho em Leipzig. O Brasil contou com 41 estudantes competindo no torneio. Os jovens foram selecionados na Olimpíada do Conhecimento realizada em novembro de 2012 com mais de 600 estudantes que passaram por cursos qualificação industrial técnicos.

Durante toda a semana, cerca de mil jovens de 52 países participaram de provas de habilidades técnicas, individuais e coletivas para executar as tarefas de 46 profissões dentro de padrões internacionais de qualidade. O Brasil ganhou 12 medalhas na competição internacional Worldskills, o maior número de medalhas já conquistado pelo país neste torneio.

Maria Clara ficou impressionada com o torneio. “É incrível ver o aprendizado que o evento proporciona aos participantes, que usam todo o conhecimento técnico em provas práticas de superação de desempenho e tempo”, conta. A dirigente destaca ainda o fato de ser um evento voltado aos alunos de cursos técnicos. “Isso valoriza e dá uma importante visibilidade para essas ocupações”, afirma.

A reitora do IFSC explica que a viagem serviu para o MEC observar o funcionamento do evento para estudar maneiras de incentivar a participação dos Institutos Federais. “Retornamos com muitas ideais para oferecer bolsas para os nossos estudantes se prepararem e articularmos a participação da Rede junto aos organizadores”, informa.

A partir desta viagem, o assunto será discutido pelos dirigentes da Rede Federal. “Devemos ter várias reunião no MEC e no Conif e esperamos ter novidades em breve sobre isso”, destaca Maria Clara.

O WordSkills 2015 será realizado de 11 a 16 de agosto em São Paulo. Para mais informações, acesse o site do torneio.

Tags: