12. julho 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Gestão de Pessoas, Matérias

Nesta sexta-feira (12), tomaram posse os 53 novos representantes dos alunos e dos servidores nos principais fóruns do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Os representantes vão ocupar as vagas dos segmentos docente, técnico-administrativo e discente abertas no Conselho Superior (Consup), Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), Comissão Interna de Supervisão (CIS), Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) e Comissão Própria de Avaliação Central (CPA Central). A cerimônia de posse encerrou o processo eleitoral unificado realizado no primeiro semestre deste ano.

Segundo a reitora do IFSC e presidente do Consup, Maria Clara Kaschny Schneider, os novos representantes de cada segmento têm à frente o desafio de contribuir com a construção de uma instituição melhor para todos. “É importante que, mesmo sendo escolhidos para representar um determinado segmento, cada representante lembre que as decisões tomadas nos fóruns repercutem diretamente em todo o IFSC. Por isso é preciso pensar, ao mesmo tempo, no seu segmento e na instituição como um todo”, afirma.

Para a pró-reitora de Administração e presidente do Colegiado de Desenvolvimento de Pessoas (CDP), Elisa Flemming Luz, os alunos e servidores eleitos irão vivenciar um momento de profissionalização das discussões em cada fórum. “Temos a preocupação de tornar as reuniões um espaço de debate estratégico para o IFSC e, com isso, queremos aproveitar ao máximo a contribuição de cada um nos importantes temas e desafios que se apresentam”, diz.

Entre os novos representantes do Cepe está Allon Soares da Silva, aluno do curso de Engenharia Elétrica no Câmpus Florianópolis. Além de representante titular dos estudantes no Cepe, Allon também é vice-presidente do Centro Acadêmico do seu curso. “É importante buscarmos o envolvimento nos espaços existentes na instituição, pois é a partir dessa participação que poderemos melhorar as condições de ensino para nós mesmos”, defende.

No Conselho Superior, o titular eleito pelos técnicos-administrativos foi Delmar Moreira Coutrin, do Departamento de Orçamento e Finanças da Reitoria. “Fico muito agradecido pela confiança dos colegas e vou trabalhar para melhorar a instituição em que todos trabalhamos e estudamos”, promete.

A psicóloga Juliana de Souza Augustin Pereira, do Câmpus Jaraguá do Sul, é uma das eleitas para representar os técnicos-administrativos na CIS. Segundo a servidora, o desejo de contribuir com as discussões da carreira do seu segmento surgiu antes mesmo do início do processo eleitoral, quando ainda trabalhava na Coordenadoria de Capacitação do IFSC em Florianópolis. “Naquela época cheguei a participar de reuniões no CDP para discutir algumas minutas e, desde então, aguardo a oportunidade de fazer parte do grupo que efetivamente discute as políticas de gestão de pessoas na instituição. Estou muito feliz por ter sido eleita pelos colegas”, agradece.

Na CPPD, um dos titulares é o professor Jony Laureano Silveira, do Câmpus Florianópolis. “A carreira docente passou por grandes mudanças recentemente e, dentro da CPPD e do CDP, temos que trabalhar para criar condições favoráveis aos professores em todos os câmpus”, diz.

Por fim, na CPA Central, a professora do Câmpus Gaspar, Graciane Regina Pereira, é uma das novas integrantes do grupo responsável por conduzir a avaliação institucional. “Quero contribuir com o trabalho da comissão e, assim, proporcionar melhores condições a todos que vivenciam esta instituição”, afirma.

Ao final do evento, o Ouvidor-Geral do IFSC, Jesué Graciliano da Silva, realizou uma palestra sobre a importância da participação dos novos representantes dos estudantes e dos servidores na construção do Instituto Federal. “Cada representante deve, sim, trazer sua visão para os debates. Mas é preciso também coletar as informações e as opiniões junto aos seus representados. Para isso, o uso da tecnologia para favorecer o processo de ‘escuta’ e de troca de informações, sempre com muita transparência e ética”, comenta. Clique aqui para acessar a apresentação realizada pelo Ouvidor-Geral.

Para conferir as fotos da cerimônia de posse realizada na manhã desta sexta-feira, clique aqui.

Confira também a lista completa dos novos representantes de alunos e servidores disponível na área “Resultados” do site das Eleições.

Tags: , , , , , ,

Um comentário até o momento. em "Novos representantes de alunos e servidores tomam posse nos principais fóruns do IFSC"

1. Daniel Augustin Pereira disse:

Parabéns aos colegas e aos alunos empossados! Certamente terão um papel fundamental para a construção da nossa instituição nos próximos anos.