Professores do IFSC realizam missão à Europa

12. julho 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Câmpus São José, Matérias

OLYMPUS DIGITAL CAMERADe 8 a 28 de junho, três professores do IFSC estiveram em missão na Europa. A viagem incluiu atividades em Portugal, França e Alemanha. A missão faz parte do projeto Elecon que significa “Análise do consumo de eletricidade para promover a eficiência energética considerando a resposta de demanda e perdas não-técnicas”. Trata-se de um projeto internacional que tem o financiamento da comunidade europeia e a participação de instituições brasileiras, de Portugal, da França e da Alemanha. Participaram da missão os professores Samuel Luna de Abreu e Ademar Evandro Rosa, da Área de Refrigeração e Climatização do Câmpus São José e Rubipiara Cavalcante Fernandes, do Departamento de Eletrotécnica do Câmpus Florianópolis.

Antes da missão, as representantes do Instituto Politécnico do Porto (IPP) Zita Vale e Isabel Praça estiveram no Câmpus Florianópolis do IFSC onde, além de discutir assuntos relativos ao projeto, realizaram uma palestra para os alunos do curso superior de tecnologia em Sistemas de Energia e do curso de Engenharia Elétrica. A palestra teve como tema “Gestão de recursos energéticos num contexto de smart grids”.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA missão à Europa foi dividida em três momentos. Na primeira semana os professores ficaram no Instituto Politécnico do Porto, onde interagiram com o grupo de pesquisadores do Grupo de Investigação em Engenharia do Conhecimento e Apoio à Decisão (Gecad). Nesse período, todos os alunos de mestrado e doutorado tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos para promover discussões e os professores do IFSC apresentaram palestras específicas das suas áreas de conhecimento (energias alternativas, eficiência energética e gerenciamento de sistemas de energia).

Na segunda semana, em Grenoble na França, foi realizada a reunião de trabalho dos participantes do projeto Elecon, que contou com a presença dos parceiros do Instituto Politécnico do Porto; da Universidade Otto von Guericke de Magdeburg na Alemanha; do Instituto Politécnico de Grenoble na França; e da Universidade Estadual Paulista. Segundo o professor Abreu, nessa reunião foram decididos os próximos encaminhamentos do projeto. “Também visitamos a Feira Internacional de Energia Solar em Munique na Alemanha, que é a maior feira de equipamentos do setor do mundo”, relata.

A última semana foi reservada para visitas técnicas a institutos de pesquisa e empresas na Alemanha. Foi feita uma visita às instalações e uma reunião de trabalho com o CEO das empresas Projects in Solar Energy (PSE) e da Industrial Solar que fabricam equipamentos de alta tecnologia na área de energia solar térmica em Freiburg. Ainda na mesma cidade, os professores foram recebidos no Instituto Fraunhofer para pesquisas na área de energia solar, o maior da área na Alemanha, com mais de 1.200 pesquisadores. “Três grupos de pesquisa nos receberam para discutir assuntos relacionados a áreas de pesquisa que pudessem ser desenvolvidas em conjunto no futuro”, conta Abreu.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAConcluindo a missão, o grupo foi recebido pelo professor do IFSC Joaquim Manoel Gonçalves, do Câmpus São José, que está desenvolvendo um pós doutorado no Instituto Tecnológico de Karlsruhe. Ele apresentou os trabalhos que estão sendo desenvolvidos nesse instituto na área de ciclos avançados de refrigeração e outras linhas de pesquisa na área de nanotecnologia e controle de emissões de poluentes na atmosfera.

Como desdobramentos da missão, além do aprofundamento da relação de pesquisa com o Instituto Politécnico do Porto e demais membros do projeto Elecon, também está sendo discutida a possibilidade de cooperação com as instituições visitadas na Alemanha para estabelecimento de futuros convênios para desenvolvimento de trabalhos de pesquisa de interesse mútuo.

O projeto Elecon terá uma duração total de quatro anos e durante esse período estão previstas intercâmbio de alunos de pós-graduação do IFSC com as instituições parceiras. “Já recebemos dois alunos do IPP e atualmente estamos recebendo um aluno da Universidade de Magdeburg, na Alemanha”, conta Abreu. Ao longo do projeto, três estudantes do IFSC também deverão passar algum tempo em uma das instituições europeias parceiras no projeto.