Alunos conquistam bolsas do Programa Jovens Talentos para a Ciência

26. julho 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Chapecó, Câmpus Florianópolis, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus São José, Matérias

O IFSC teve 36 alunos de cursos de graduação contemplados com bolsas do programa Jovens Talentos para a Ciência (PJT-IC), promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Eles receberão auxílio mensal de R$ 440 durante 12 meses. No total, 465 estudantes do Instituto Federal inscreveram-se para a processo seletivo do PJT-IC.

A seleção foi feita por meio de prova de conhecimentos gerais, com questões de múltipla escolha. Estudantes de institutos e universidades federais de todo o País participaram do processo. As instituições participantes tiveram como atribuição cadastrar os estudantes ingressantes no segundo semestre de 2012 ou no primeiro semestre de 2013 e disponibilizar a infraestrutura necessária para a aplicação da prova. No IFSC, o exame aconteceu nos câmpus Chapecó, Florianópolis e São José Joinville.

Em 2012, o IFSC havia tido duas alunas contempladas com bolsas, de um total de 256 que se inscreveram para o processo seletivo. Uma delas foi Juliana Brunetto, hoje na quarta fase do curso superior de tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação do Câmpus Florianópolis. “Não achei a prova muito fácil, visto que faz algum tempo que fiz o ensino médio e tinha muita coisa que eu não lembrava. Não cheguei a me preparar especificamente para esta prova. O conhecimento que tive foi em razão da revisão que fiz antes de prestar o vestibular para o IFSC”, conta.

Juliana afirma que o programa fornece uma “ajuda financeira interessante para quem está estudando” e a estimula a ir bem nas atividades do curso, além de buscar novos conhecimento. Ela participa de um projeto de pesquisa na área de desenvolvimento de sistemas. “Gostei da experiência, já que tive oportunidade de me empenhar mais nessa atividade durante esse período”, afirma. A outra estudante que recebeu bolsa do programa em 2012 foi Katharine Schaeffer Fertig, do curso de Engenharia de Telecomunicações do Câmpus São José.

Confira abaixo a lista dos 36 alunos do IFSC contemplados com bolsas do PJT-IC em 2013.

Câmpus Araranguá
Rauzen Reis Arruez de Araújo (Ciências da Natureza com habilitação em Física)

Câmpus Chapecó
Leonardo Drews Montibeller (Engenharia de Controle e Automação)