Alunos e servidores do IFSC participam do Projeto Rondon

26. julho 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus São José, Matérias

2 DSC06219O Projeto Rondon – Operação Integração / Udesc – IFSC do Núcleo Extensionista Rondon (NER) foi realizado de 10 a 20 de julho em dez municípios da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) da Grande Florianópolis, além de São Joaquim, no Planalto Serrano. O projeto Rondon é um trabalho de integração social que permite aos estudantes e servidores, na condição de voluntários, atuarem em ações socioeducativas em diversas comunidades.

As instituições de ensino participantes do projeto desenvolveram atividades práticas nas áreas da saúde, meio ambiente, educação, comunicação, cultura, trabalho, justiça e direitos humanos e tecnologia de produção. São elas: Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Faculdade Municipal de Palhoça (FMP) e Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

3 DSC06294De acordo com a coordenadora de extensão do IFSC, Fabiana Besen, participar do Rondon é uma aula de cidadania, união e trabalho em equipe. Ela coordenou o grupo que atuou em Palhoça. “A equipe é composta por pessoas desconhecidas, de locais e culturas diferentes enfrentando realidades que são, em geral, opostas às suas. E isso não tem o menor problema quando se busca um objetivo maior. Aprender a respeitar as diferenças, ouvir os outros e a importância de não deixar o companheiro sozinho, isso faz com que Rondon seja um momento transformador na vida dos que atuam no projeto”, conta Fabiana.

O Projeto Rondon é organizado pela Udesc e coordenado pelo professor Alfredo Balduíno Santos, em parceria com a SDR, o governo estadual, as prefeituras e empresas e instituições socialmente responsáveis. Mais de 140 extensionistas fizeram parte do projeto. A Operação Integração é a quinta ação feita pelo NER, que já realizou a Operação Contestado em dezembro de 2010, a Operação Fronteira em julho de 2011, a Operação Caminho dos Tropeiros em dezembro de 2011 e a Operação Serra & Mar, entre julho e agosto de 2012.

1 DSC00413O estudante Cleverton Luis Ribeiro Batista, do Curso Técnico Subsequente de Eletroeletrônica do Câmpus Itajaí, foi um dos extensionistas do projeto em Governador Celso Ramos. Para ele, ter participado de um projeto de grande abrangência como este foi uma experiência única. “Foi muito gratificante pelo fato de conviver dez dias com pessoas que eu nunca tinha visto. Aprendi a respeitar as diferenças de cada um, a realizar atividades que muitas vezes foram lideradas por mim e saber por em prática aquilo que eu tinha conhecimento ou aprendi em sala de aula. Quero participar mais vezes com certeza”, afirma o aluno.

A aluna Renata de Oliveira, do curso FIC de Inglês para o Turismo do Câmpus Florianópolis-Continente, participou das atividades em Santo Amaro da Imperatriz. Segundo ela, o trabalho desenvolvido no projeto trouxe ensinamentos para a vida. “Acho que nunca antes tinha entendido tão bem o que é trabalhar em equipe, é um ajudar o outro sabendo que o resultado final é para todos os envolvidos. Pegar junto, abraçar a ideia, aprender, adaptar-se a diferentes situações nunca antes vividas e dar o seu melhor sempre”, relata Renata.

4 100_2598O projeto ofereceu oficinas de coleta de lixo e meio ambiente, associativismo e cooperativismo para a comunidade, artesanatos com material reciclável, atividades recreativas e lúdicas, estratégias de convivência saudável da família e escola, culinária, oratória, educação sexual, atividades físicas, sustentabilidade e o cine Rondon. Foram ministrados também minicursos de artes e ciências para crianças e ética e profissionalismo: cuidado da saúde da população.

As oficinas e minicursos foram direcionados para toda a comunidade: das crianças aos idosos, todos participaram das atividades nos municípios da Palhoça, Biguaçu, Santo Amaro da Imperatriz, Angelina, Rancho Queimado, São Pedro de Alcântara, Antônio Carlos, Anitápolis, São Bonifácio, Governador Celso Ramos e São Joaquim.

O coordenador de extensão e relações externas do Câmpus São José, Jeferson Vieira, conduziu as ações no município de Anitapólis. De acordo com Jeferson, as autoridades locais estavam preparadas e ansiosas para receber a equipe. Ao longo dos dez dias na cidade, o grupo ofereceu 49 oficinas e atendeu mais de 1.500 pessoas. “As marcas que o projeto Rondon deixou por lá irão perdurar por anos. Atividades como esta são bastante importantes para os estudantes, pois além de por em prática conhecimentos que adquirem na academia, podem atuar em outras áreas e ter um grande crescimento como ser humano”, conta Jeferson.

DSC00859O encerramento do projeto aconteceu no dia 20 de julho, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, em Biguaçu. Cada grupo atuante nos municípios fez uma apresentação com o objetivo de relatar todo o trabalho feito durante o projeto Rondon. Além das apresentações de teatro, músicas (paródias) e poesias, cada instituição e prefeitura e alguns motoristas receberam um troféu pela participação. A abertura do projeto foi na Socieadade Amigos de Rancho Queimado.

Tags: ,