IFSC capacita novos servidores de núcleos pedagógicos

1. agosto 2013 | Escrito por | Categoria: Gestão de Pessoas, Matérias

SONY DSCNo período entre 30 de julho e 1º de agosto, foi realizada a capacitação de novos servidores de núcleos pedagógicos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) no auditório da reitoria, em Florianópolis. Psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, assistentes de alunos e técnicos em assuntos educacionais dos câmpus do IFSC foram capacitados. Os núcleos pedagógicos têm como objetivo promover um atendimento ao aluno e a organização didática.

A capacitação orientou os servidores para guiar o trabalho feito no câmpus. Os núcleos pedagógicos do Câmpus Canoinhas e Joinville, representados por Ana Cláudia Burmester e Cléber Roberto Stange, e Alexsandra Dal Pizzol Coelho, respectivamente, estiveram presentes na capacitação. Eles explicaram aos servidores como lidar com os problemas que serão encontrados no desenvolvimento do trabalho com os alunos.

Na quinta-feira (1º), foram realizadas formações específicas por área. As assistentes sociais discutiram o Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), os conceitos e operacionalização do Programa de Assistência ao Estudante em Vulnerabilidade Social (Paevs) e a política de assistência estudantil do IFSC. Já os psicólogos, analisaram o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) e o Programa Nacional de Integração Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Os pedagogos, técnicos em assuntos educacionais e assistentes de alunos realizaram a oficina refletindo a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a partir da construção de currículos.

Foram apresentados aos servidores o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), os programas Mulheres Mil, Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada (Certific) e o Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

SONY DSC

A assistente de alunos Elisa Freitas Schemes, do Câmpus Lages, inciou o trabalho no câmpus em junho. Com o assunto em pauta na capacitação, a nova servidora observou que a maior dificuldade do IFSC é a evasão. “Esta questão não está tão difundida e com a peculiaridade de cada câmpus a evasão escolar é um assunto a ser resolvido por nós”, diz Elisa.

De acordo com o diretor de assuntos estudantis, André Soares Alves, a saída do aluno da instituição antes da diplomação é um problema a ser resolvido. “O gerenciamento acadêmico é o foco dos novos servidores, para poder intervir no comportamento dos alunos em tempo real e oferecer suporte. Criando significados para os estudantes para que se sintam motivados aos estudos”, explica André.