Estudantes do IFSC desenvolvem solução para a linha de produção da WEG

2. agosto 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Matérias

weg solucao foto defesa piDez alunos da 5ª fase do curso superior de tecnologia em Mecatrônica do Câmpus Florianópolis desenvolveram, como projeto integrador do semestre, uma proposta de automatização para a linha de testes de inversores de frequência da empresa WEG. A proposta surgiu a partir da demanda apresentada por um dos engenheiros da empresa e, ao longo do semestre, os estudantes desenvolveram três soluções distintas. As soluções serão adaptadas pela WEG e deverão ser implementadas no processo produtivo da empresa.

Segundo um dos professores que coordenou o trabalho dos alunos, André Roberto de Sousa, o problema apresentado pela WEG aos alunos do curso de Mecatrônica estava na etapa de teste dos inversores de frequência – equipamentos eletrônicos destinados a variar a velocidade de rotação dos motores elétricos – produzidos pela empresa. “Todos os inversores de frequência produzidos na WEG passam por testes de controle de qualidade, que até agora eram manuais. Nossos estudantes desenvolveram soluções para tornar essa etapa mais ágil e menos manual”, explica.

Com o objetivo de conhecer melhor a demanda apresentada pela empresa e o processo produtivo que envolve o teste dos inversores de frequência, os estudantes visitaram a WEG no início do semestre. Além disso, tiveram o acompanhamento do engenheiro Edenilson Bueno da Rocha, que é aluno do mestrado profissional em Mecatrônica do Câmpus Florianópolis. “O engenheiro Edenilson participou do trabalho ao longo de todo o semestre, com reuniões e contatos semanais com a turma para fornecer as informações e condicionantes da empresa”, conta Sousa.

Para o professor do IFSC, a experiência de atender a uma necessidade real de uma grande empresa catarinense proporcionou aos alunos uma vivência bastante rica. “Esta integração com o setor produtivo oportuniza um grande aprendizado a todos os participantes: discentes, docentes e profissionais da indústria. Outro importante ganho está na troca realizada entre os estudantes do curso superior e do mestrado, que proporciona grande aprendizado para ambas as partes”, afirma.

Partes das soluções desenvolvidas pelos estudantes do CST em Mecatrônica.

O projeto integrador desenvolvido pela turma da 5ª fase do curso superior de tecnologia em Mecatrônica foi orientado pelos professores André Roberto de Sousa, João Batista Broering e Jean Paulo Rodrigues.

Tags: , ,