Revista EJA em Debate destaca o Proeja em sua segunda edição

9. agosto 2013 | Escrito por | Categoria: Matérias

Lançada no final de julho, a segunda edição da revista EJA em Debate, publicada pelo IFSC, traz como temática o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja). São seis artigos científicos e um relato de experiência – uma novidade na revista – que abordam o Proeja, além de dois artigos sobre a educação de jovens e adultos (EJA) de forma mais ampla.

eja_em_debate_segunda_edicaoA edição tem artigos sobre o Proeja de autores de diversas instituições, como o próprio IFSC, a Universidade Regional de Blumenau (Furb), a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e Instituto de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Um dos textos sobre EJA é de Moacir Gadotti, que é professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), diretor do Instituto Paulo Freire e um dos principais autores  da área de educação no Brasil. O outro é de Cláudia Maria Costa Dias, brasileira filiada à Universidade de Alicante, na Espanha.

Uma novidade desta edição é a publicação da seção “relato de experiência”. Ela foi organizada pelo fato de a revista receber considerável número de textos que não se enquadram na categoria de artigos científicos, mas que são exemplos de relevantes experiências na área da EJA e do Proeja que contribuem com as discussões desenvolvidas no periódico. O relato publicado na segunda edição da EJA em Debate conta a experiência de um curso Proeja/FIC em Construção Civil oferecido entre 2010 e 2011 pelo Câmpus Alegrete do Instituto Federal Farroupilha, no Rio Grande do Sul.

A EJA em Debate possui edições impressa e eletrônica e trabalha com chamada de artigos em fluxo, ou seja, podem os autores podem enviar textos em qualquer época do ano. É necessário cadastrar-se no Portal de Periódicos do IFSC para submeter artigos. A modalidade de ensino EJA e programas como Proeja, Mulheres Mil e Certific são foco do periódico. “Ele faz parte de um esforço institucional para consolidar a oferta de EJA no IFSC”, diz Paula Alves de Aguiar, técnica em assuntos educacionais da Reitoria que é uma das editoras gerais da revista.

Indexação

A equipe que coordena a revista EJA em Debate trabalha para indexar a publicação em bases de dados bibliográficas. A EJA em Debate possui periodicidade semestral e conselho editorial composto por pesquisadores de oito instituições diferentes.

Para saber mais sobre a revista, visite o Portal de Periódicos do IFSC.