IFSC inicia as aulas do semestre letivo 2013/2

15. agosto 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Campus Xanxerê, Matérias

Todos os câmpus do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) já iniciaram suas atividades acadêmicas do semestre letivo 2013/2. Na semana passada, oito câmpus voltaram às aulas: os câmpus Criciúma, Gaspar e São Miguel do Oeste iniciaram na segunda-feira (5), os câmpus Joinville, Palhoça Bilíngue e Xanxerê na quarta-feira (7) e os câmpus Chapecó e Jaraguá do Sul na quinta-feira (8). Nesta semana mais seis câmpus retornaram às atividades: Florianópolis e Geraldo Werninghaus na terça-feira (13), Araranguá e Itajaí na quarta-feira (14) e Canoinhas e São José na quinta-feira (15).

manhaOs alunos do Câmpus Jaraguá do Sul foram recepcionados pelo diretor-geral, Erci Schoenfelder, e a supervisora pedagógica, Kély Cristina Zimmermann. A psicóloga do câmpus, Juliana de Souza Augustin Pereira, levou uma mensagem de acolhimento e apresentou um vídeo motivacional aos estudantes. Eles ainda receberam uma pequena lembrança com uma mensagem de boas-vindas. Os alunos da primeira fase foram convidados a conhecer a instituição acompanhados dos coordenadores dos cursos.

No Câmpus Florianópolis, os alunos foram recebidos pelos dirigentes do câmpus e pela reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider. Eles assistiram ao vídeo institucional e em seguida o diretor-geral, Mauricio Gariba Júnior, explicou sobre o funcionamento do câmpus. O grêmio estudantil também teve espaço para se apresentar aos novos alunos e convocá-los à participação política.

IMG_0698A reitora Maria Clara defendeu a mobilização ética e cidadã dos estudantes. “Nós queremos que o Instituto Federal ajude a transformar o país. Precisamos dos estudantes atuando no grêmio, nos conselhos, nos colegiados, porque não adianta a gente ter ideias, buscar mais recursos e projetos se não houver participação. E podem ter certeza que todo esse esforço é para que todos tenham o melhor ensino possível”, disse a reitora.

A qualidade de ensino foi o fator decisivo para que Lucas Bravo Baldança, de 16 anos, escolhesse o IFSC. O estudante passou para o curso técnico integrado de Saneamento. “Três motivos principais me fizeram escolher o IFSC. Primeiro, porque era concorrido, e se era concorrido é porque é bom. Segundo, pelas oportunidades de estágio remunerado. Terceiro, porque é uma instituição federal”, contou Lucas.

A recepção dos alunos do Câmpus Geraldo Werninghaus ocorreu no auditório com a presença do diretor-geral, Marlon Vito Fontanive, que fez uma apresentação sobre o câmpus e os cursos. Também esteve presente o chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE), Aldo Zanella Junior, e o chefe do Departamento Administrativo, José Roberto Murara, que apresentou a sua equipe e explicou as respectivas atividades realizadas por eles. Os estudantes ainda assistiram a uma apresentação cultural, os músicos da escola de Música Bicho Grilo tocaram guitarras elétricas.

DSCF8340A acolhida dos alunos ingressantes nos cursos técnicos integrados de Telecomunicações e de Refrigeração e Climatização do Câmpus São José foi no auditório, onde eles assistiram apresentações da instituição e dos cursos. As pedagogas Aline Becker e Egre Padoin, do Núcleo Pedagógico do câmpus, realizaram uma dinâmica de integração com os alunos. Os estudantes ainda assistiram ao show da banda Gaciba e os Mitocôndrias, do professor Gustavo Gaciba. Para o segundo dia de aula, está programada uma visitação nas dependências do câmpus.

Para conferir mais imagens do início do semestre, acesse a página do IFSC no Facebook.