Aposentados e comunidade aprendem a trabalhar com madeira em oficina

16. agosto 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Matérias

Por meio de um projeto de extensão do curso superior de tecnologia em Design de Produto do Câmpus Florianópolis, nove aposentados do IFSC e pessoas da terceira idade participaram da oficina “Trabalhando com Madeira”, cujo encerramento ocorreu na última quinta, dia 15. Além de aprender a fabricar pequenos móveis e objetos com madeira, o grupo encontrou na atividade uma ocupação para o tempo livre e uma maneira de fazer amizades. O ministrante foi o servidor aposentado do IFSC José Manoel Pereira, o Zezinho.

SONY DSC

Foram 11 encontros, de 16 de maio a 15 de agosto, em um espaço cedido pelo Departamento Acadêmico de Construção Civil (Dacc) do Câmpus Florianópolis. Os alunos desenvolveram quatro produtos: uma caixa com tampa, uma cadeira infantil, um banco e um trabalho livre, no qual poderiam escolher o que produzir. Zezinho explica que foi um curso inicial, em que os aprendizes tiveram noções básicas de marcenaria e carpintaria. “Com o que aprenderam aqui, eles já podem fazer algumas peças em casa e quem sabe até ganhar algum dinheiro com isso”, destaca.

A habilidade de Zezinho, 69 anos, em trabalhar com madeira vem da época em que foi servidor do atual Câmpus Florianópolis IFSC (de 1962 a 1982, quando a instituição chamava-se Escola Industrial e, depois, Escola Técnica Federal). Ele atuava no setor de manutenção – chegou a ser chefe – e fabricava móveis para a “escola”, como ele e os servidores mais antigos costumam se referir ao câmpus. “Naquela época nós fazíamos tudo aqui dentro. Não havia manutenção terceirizada”, lembra. Ele conta que a ideia da oficina “Trabalhando com Madeira” surgiu no grupo da Comissão Permanente de Preparação para a Aposentadoria (CPPA) em 2004, mas só agora foi viabilizada com recursos do edital interno de extensão (Aproex 1).

SONY DSCElpídio Souza Lopes, de 85 anos, já tinha algum conhecimento no trabalho com madeira, do tempo em que também trabalhava no setor de manutenção do atual IFSC, nas épocas da Escola Industrial e Escola Técnica Federal de Santa Catarina (atuou na instituição de 1963 a 1991). Elpídio era especializado na manutenção elétrica, mas aprendeu com os colegas do setor a fabricar pequenos objetos de madeira – como carrinhos -, que vendia para complementar a renda.

Elpídio decidiu fazer a oficina para ocupar o tempo livre. “Nós, que estamos aposentados, temos que buscar sempre algo para fazer. Tem gente que se aposenta e fica doente ou arrumando briga com a família. Comigo não foi assim!”, brinca. No seu trabalho livre, ele fez um suporte para pratos e usou um prato decorado pelo próprio aposentado com imagens de personagens de princesas de desenho animado.

SONY DSCAssim como Elpídio e Zezinho, a aposentada Marli Borges, 60 anos, que foi professora de Matemática nos atuais câmpus Florianópolis e São José durante 11 anos, participa dos encontros semanais e dos eventos promovidos pela CPPA, a comissão de preparação para a aposentadoria do IFSC. Ela acredita que o aposentado precisa ter compromissos para ocupar seu tempo. “A pior coisa é a ociosidade. Temos que fazer coisas que nos deem prazer, fazer amigos e nos envolver com diversas atividades durante a semana. O tempo passa voando”, diz Marli, que aposentou-se em 2003.

Comunidade

Na turma havia três aposentados do IFSC e seis pessoas da comunidade externa. Entre eles, os consogros Mário Elizeu da Silva, 59 anos, funcionário aposentado do Banco do Brasil, e Luiz Otávio Borrajo Costa, 63 anos, servidor do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC). Eles ficaram sabendo da oficina por meio de um servidor do IFSC, Luiz Fernando Ramos Costa, da Reitoria, que é genro de Mário e filho de Luiz Otávio.

SONY DSCMário (à direita na foto), que foi aluno do curso técnico em Refrigeração e Condicionamento de Ar do Câmpus São José, já tinha experiência em fabricar móveis modulados em madeira, mas se interessou pelo curso para ampliar seus conhecimentos. “A gente sempre aprende algo novo e o que fizemos aqui é bem mais ‘trabalhado’ do que eu fazia em casa. Foi maravilhoso. Pena que acabou”, afirma Mário, que tem um espaço na sua casa para fazer trabalhos manuais.

Luiz Otávio (à esquerda na foto) não tinha tanta prática anterior, mas gostou do curso e empolgou-se em continuar a fazer trabalhos com madeira. “É fantástico ver como as pessoas têm criatividade, e atividades desse tipo são importantes para que elas exercitem essa criatividade”, comenta. O servidor do TCE/SC já comprou alguns equipamentos para “brincar”, como ele diz, de fabricar objetos com madeira.

CPPA

A realização da oficina foi possível por meio de uma parceria entre o curso de Design de Produto – o professor Bruno Manoel Neves, do curso de Design, foi o coordenador do projeto – e a CPPA, comissão que trabalha com servidores aposentados ou em vias de se aposentar do IFSC. O presidente da comissão, Fernando César Fiorini Ribas, conta que a ideia é realizar novamente o curso “Trabalhando com Madeira” e oferecer outros, como de línguas e de informática, sempre voltados a aposentados e pessoas da terceira idade.

A CPPA realiza reuniões semanais, às quartas-feiras, no Câmpus Florianópolis, e também organiza  eventos como encontros e passeios. Os servidores que tiverem interesse em conhecer e participar dos trabalhos da comissão podem entrar em contato com Fernando Ribas, pelo telefone (48) 3877-9011 ou e-mail ribas@ifsc.edu.br.