Conselho Superior aprova a utilização dos espaços físicos do IFSC por outras instituições

23. agosto 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Matérias

SONY DSCEm reunião realizada nesta quinta-feira (22), o Conselho Superior aprovou a resolução nº 29/2013, que estabelece regras para que outras instituições, públicas ou privadas, utilizem os espaços físicos do IFSC, como auditórios, salas e laboratórios. De acordo com a resolução, os espaços físicos do IFSC podem ser utilizados por outras instituições públicas, por meio de um termo de cooperação técnica; e por instituições privadas, mediante pagamento de aluguel via Guia de Recolhimento da União (GRU).

Segundo a diretora de Extensão do IFSC, Fabiana Mortimer Amaral, a possibilidade de alocação dos espaços físicos existentes na instituição possibilitará uma maior integração entre o IFSC e a comunidade. “Mais pessoas irão conhecer nossa instituição por dentro e saber que tipo de atividades são realizadas por nós”, destaca.

A resolução regulamenta a utilização de espaços para eventos de curta duração, de natureza educacional, comunitária, cultural, científica, esportiva ou recreativa. Fica vedada a autorização para eventos de natureza religiosa, político-partidária e assembleias de entidades de classe, exceto aquelas que representam os servidores e alunos do IFSC. Caberá aos colegiados dos câmpus definir quais os espaços poderão ser utilizados e qual o valor do aluguel, em caso de empréstimo para instituições privadas.

SONY DSCDe acordo com o pró-reitor de Extensão e Relações Externas, Golberi de Salvador Ferreira, o aluguel dos espaços físicos inclui também os equipamentos existentes nos locais que forem alugados. “Por isso que cada colegiado deve definir quais são os itens ‘alugáveis’, para que então sejam definidos os valores em cada câmpus. Os colegiados devem levar em consideração a realidade local e as especificidades de cada câmpus”, explica.

Segundo o diretor-geral do Câmpus Jaraguá do Sul, Erci Schoenfelder, a resolução deixa mais evidente as regras para esse tipo de empréstimo. “Isso resolve muitos dos nossos problemas no câmpus. Deixa claro quem pode e quem não pode usar os espaços do IFSC para eventos ou reuniões”, disse.

Aprovação de cursos

O Conselho Superior aprovou a oferta de três novos cursos técnicos no Câmpus Caçador (subsequente de Segurança do Trabalho, concomitante de Administração e concomitante Informática) e um curso técnico no Câmpus Itajaí (integrado de Mecânica). Todos já haviam sido aprovados pelo Cepe e serão ofertados a partir do Ingresso 2014/1.

O diretor-geral do Câmpus São Miguel do Oeste, Vanderlei Antunes de Mello, esteve na reunião para entregar uma carta assinada pelos servidores do câmpus sobre a reprovação do curso técnico integrado de Vestuário no Cepe. Clique aqui para ler o documento. O encaminhamento dado pelos conselheiros foi de que o diretor faça essa defesa também no Cepe que irá reavaliar o parecer.

Outros assuntos

Durante a reunião, também foi aprovado que o mandato dos atuais conselheiros, que terminaria em fevereiro de 2014, será prorrogado até junho. “Está se criando a cultura das eleições unificadas na instituição. Esse ano o processo já aconteceu dessa forma e foi muito produtivo. Para o próximo ano, já devemos ter o sistema, permitindo que os representantes discentes também sejam eleitos por meio de votação” , disse a reitora do IFSC e presidente do conselho, Maria Clara Kaschny Schneider.

Também foi aprovada a renovação do credenciamento das fundações de apoio do IFSC (Fapeu e Feesc) por mais um ano e a proposta de institucionalização da Educação a Distância no IFSC.

Tags: