IFSC e prefeitura de Florianópolis reúnem-se para discutir ampliação de câmpus

23. agosto 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Gestão, Matérias

A reitora do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Maria Clara Kaschny Schneider, juntamente com o diretor-geral do Câmpus Florianópolis, Maurício Gariba Júnior, estiveram nesta quinta, dia 22, reunidos com o prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Júnior, para tratar da futura expansão do IFSC na cidade. Durante a reunião, que também contou com outros membros da diretoria do Câmpus Florianópolis, foram entregues documentos com os planos de crescimento da instituição – aumento do prédio do Câmpus Florianópolis-Continente (em Coqueiros) e também a construção de um edifício de seis andares no Câmpus Florianópolis (na Avenida Mauro Ramos).

“Vamos colocar a comissão que está discutindo o plano diretor da cidade em contato com o IFSC. Mas, de acordo com o que estamos prevendo nas áreas solicitadas, acredito que não haverá problemas”, informou Cesar Júnior. Em contrapartida, a prefeitura solicitou a ampliação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e a intensificação dos programas de extensão, especialmente no maciço do Morro da Cruz, que é vizinho do Câmpus Florianópolis. “Acho que o instituto pode contribuir muito em todas estas áreas. Até porque a gente quer mostrar que tudo o que o IFSC faz e traz, a gente reverte em formação de qualidade, que capacita os trabalhadores da cidade”, afirmou Maria Clara. “A demanda é grande, mas vamos trabalhar juntos”, completou.

Ficou definido que será formada uma comissão da prefeitura e do IFSC para que os responsáveis pela Assistência Social possam conhecer o que está sendo planejado por cada equipe e, assim, unir esforços para um resultado ainda melhor. O prefeito assumiu também o compromisso pessoal de garantir a instalação de um redutor de velocidade em frente ao câmpus da Mauro Ramos, por onde circulam cerca de 4 mil pessoas por dia – uma reivindicação de mais de 20 anos da comunidade acadêmica local. “Pode divulgar: no começo do próximo semestre, a lombada eletrônica será instalada”, afirmou.

Emergencialmente, a prefeitura irá alterar o trânsito no local, proibindo conversões que colocam em risco os pedestres. O professor Elon Lenzi, do setor de Engenharia do câmpus, sugeriu alternativas em longo prazo para a questão do trânsito na região, como a criação de um calçadão na Rua Hermann Blumenau, que fica bem em frente à entrada da instituição, e o prefeito garantiu que as ideias serão analisadas.

Ao final, Cesar Júnior se mostrou satisfeito. “A reunião foi muito positiva. Foram só demandas boas”. Nos próximos meses, comissões do IFSC e da prefeitura também irão definir uma parceria para ampliar o ensino de turismo na cidade, visando a qualificação da mão de obra para o setor.