Política de Comunicação do IFSC é aprovada no Conselho Superior

23. agosto 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Gestão, Gestão de Pessoas, Matérias

Necessidade de planejamento, participação dos públicos, existência de uma estrutura profissional de comunicação e responsabilidade de todos os servidores. Esses são alguns dos princípios que permeiam a Política de Comunicação do IFSC, aprovada na reunião do Conselho Superior desta quinta-feira (22). O documento começou a ser construído em dezembro do ano passado e é inédito na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

A Política de Comunicação apresenta um conjunto de princípios, diretrizes e estratégias para orientar – de maneira uniforme, profissional e sistemática – o relacionamento do IFSC com os seus diversos públicos estratégicos. A construção do documento foi feita de maneira coletiva, com a coordenação de uma comissão designada por portaria para organizar a discussão e a orientação do professor Wilson da Costa Bueno, consultor externo contratado para o trabalho pela experiência na área.

Para a presidente da Comissão da Política de Comunicação e diretora de comunicação do IFSC, Waléria Külkamp Haeming, a construção da Política foi um avanço para o Instituto. “Estamos imensamente felizes com a aprovação deste documento que marca a forma como a comunicação passa a ser vista na nossa instituição, como um instrumento estratégico de gestão”, destaca.

O documento é formado por 15 capítulos que tratam de temas como comunicação organizacional e no ambiente educacional, públicos estratégicos, canais de relacionamento, relacionamento com a imprensa, mídias sociais, eventos, divulgação científica, campanhas de ingresso, gestão de crises, fontes, comunicação interna, gestão da comunicação e planos de comunicação. Além dos princípios e diretrizes expostos na Política, o documento prevê uma série de manuais para orientar rotinas e práticas em comunicação.

A reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, ressalta a mobilização para que o documento fosse construído coletivamente. “Parabenizo toda a equipe envolvida nesse desafio para que o resultado não fosse uma política de gabinete ou de uma só área”, afirma. A dirigente do Instituto acredita que o documento só trará benefícios ao IFSC. “Tenho certeza de que seremos um Instituto melhor”, enfatiza.

Lançamento

A Política de Comunicação será lançada oficialmente no dia 13 de setembro em um evento em Florianópolis com a presença dos dirigentes do IFSC, da comissão responsável por coordenar a construção do documento e do consultor. Todos os servidores serão convidados a acompanharem o lançamento pela internet em uma transmissão que será feita pela TV IFSC.

A partir desta data, o documento será disponibilizado para todos e começará a etapa de implementação da Política. De acordo com Waléria, o processo de internalização do documento será também um desafio para o IFSC. “Agora começará uma etapa ainda mais difícil e trabalhosa, mas necessária para colocarmos em prática tudo o que discutimos coletivamente e estabelecemos no documento”, afirma.

Para divulgar o documento e motivar os servidores a compreenderem seus princípios e suas diretrizes, a Diretoria de Comunicação do IFSC visitará todos os câmpus, além de promover seminários na própria Reitoria. “A partir de agora, os servidores precisam assumir a comunicação como responsabilidade de todos e entender o documento é fundamental para que se tenha a clareza de como cada um deve atuar no seu dia a dia profissional”, explica Waléria.

Acompanhamento

Como a comunicação é dinâmica, a Política de Comunicação também acompanhará as mudanças na área e novas necessidades que o IFSC possa apresentar. Por isso, como o próprio documento prevê, será montada uma Comissão de Gestão da Política de Comunicação para avaliar a adequação das diretrizes e o processo de implementação.

O ambiente virtual da Política (www.politicadecomunicacao.ifsc.edu.br) será mantido para que as pessoas possam enviar sugestões ao documento, que serão analisada pela Comissão de Gestão para serem incorporadas numa próxima atualização. Nesse site, é possível conferir como foi todo o processo de construção do documento.

Tags: