Seminário de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC reúne 560 participantes no Câmpus Lages

27. agosto 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Eventos, Matérias, Reitoria

destaque_site_logo_sepei2013Os resultados dos projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos por servidores e estudantes do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) ao longo de 2012 e 2013 serão apresentados entre os dias 28 e 30 de agosto, no 3° Seminário de Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei 2013). O evento, realizado no Câmpus Lages, terá a participação de 560 inscritos. Além da apresentação de 211 trabalhos em pôsteres e sessões orais, a programação prevê encontros temáticos, palestras técnicas, mesas-redondas, mostra de protótipos, oficinas de extensão, espaços de discussão, apresentações culturais e reuniões de integração entre os pesquisadores da instituição.

Proporcionar um espaço de intercâmbio e diálogo entre os pesquisadores de todos os câmpus do IFSC será a principal potencialidade do Sepei 2013, na avaliação dos pró-reitores de Extensão e Relações Externas, Golberi de Salvador Ferreira, e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Mário de Noronha Neto. “O que nós esperamos é que, com esse grande espaço de encontro e intercâmbio, as afinidades entre os nossos pesquisadores sejam favorecidas. O IFSC tem, por exemplo, cursos na área de agroecologia em Lages e em São Miguel do Oeste, e essa será uma oportunidade para que professores e alunos dessa área se encontrem”, considera Ferreira. “A perspectiva é que a partir dessa experiência o trabalho em rede e o intercâmbio de conhecimentos e experiências sejam favorecidos dentro da instituição”, acrescenta Noronha.

Até 2012, o Sepei era realizado em edições locais, em cada câmpus separadamente ou, no máximo, por região. A proposta de um evento sistêmico que favorecesse a interação entre os câmpus surgiu em uma reunião dos coordenadores de Pesquisa e Extensão, em novembro de 2012. O Câmpus Lages manifestou interesse em receber o Sepei no novo formato e teve a proposta aprovada. “A equipe do câmpus demonstrou muita proatividade na ideia de sediar o evento, e além disso a localização geográfica foi outro fator que contribuiu para a decisão de realizar o seminário no município”, afirma Ferreira.

Ao longo dos três dias de evento, o eixo das atividades será a apresentação dos trabalhos inscritos em sessões orais e em pôsteres. A programação paralela inclui encontros temáticos, que vão reunir pesquisadores de todos os câmpus em torno de suas áreas do conhecimento; palestras técnicas, voltadas para assuntos específicos da área técnica; espaços de discussão, para debates mais amplos sobre diferentes temas; e oficinas de extensão, com atividades abertas para a comunidade. Além disso, haverá ao longo de todo o evento a mostra de protótipos de pesquisa e extensão, nos estandes dos câmpus.

Trabalhos

Todos os 211 trabalhos de pesquisa e extensão inscritos serão apresentados no formato pôster em três sessões: na quinta-feira (29), das 8h às 12h e das 17h às 18h, e na sexta-feira (30), das 8h às 10h. Em todas as sessões haverá alunos responsáveis pelos pôsteres para apresentar os trabalhos aos visitantes. Os trabalhos serão avaliados por uma comissão formada por servidores do IFSC e membros externos. Os que se destacarem serão premiados com pendrives.

Já as apresentações orais de trabalhos serão realizadas em cinco sessões: na quarta-feira (28), das 16h30 às 17h30; na quinta-feira (29), das 8h30 às 10h e das 14h às 16h; e na sexta-feira (30), das 8h30 às 10h e das 10h30 às 12h. As sessões são divididas por áreas de conhecimento ou extensão. Cada apresentação terá no máximo 15 minutos e será avaliada por uma banca examinadora. Os melhores trabalhos serão premiados com netbooks e pendrives.

Encontros

Reuniões de trabalho também farão parte da programação do Sepei 2013. Na quinta-feira, 29, os participantes de grupos de pesquisa da instituição vão conhecer e discutir a proposta de resolução que pretende regulamentar o funcionamento desses grupos no IFSC. “A minuta da resolução prevê os critérios para funcionamento dos grupos de pesquisa, para que se tornem típicos segundo os critérios do CNPq, considerando, por exemplo, número de integrantes, número de linhas de pesquisa, participação de alunos e critérios de produtividade”, esclarece o coordenador de Pesquisa do IFSC, Marcos Stroschein. Os coordenadores de projetos de extensão também terão momento de encontro com os Coordenadores de Extensão e Relações Externas dos câmpus e a Diretoria de Extensão, na sexta-feira, 30. No mesmo dia, os coordenadores de pesquisa e extensão também terão reunião.

Outra atividade paralela ao Sepei 2013 será a reunião estendida do grupo de trabalho que elabora o projeto do Centro de Memória, Documentação e Cultura do IFSC. De acordo com a coordenadora do GT, Sandra Lopes Guimarães, a proposta é que durante o encontro sejam elaborados os objetivos do Centro de Memória, o plano museológico e o regimento do setor. O trabalho será assessorado pela museóloga Taís Valente dos Santos, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Saiba mais sobre o Sepei 2013 no site do evento.

Clique aqui para consultar a programação completa.

Tags: