II Fórum RNP

28. agosto 2013 | Escrito por | Categoria: Eventos, Notas, Reitoria

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) realiza de terça a quinta, 27 a 29, em Brasília, o II Fórum RNP, encontro que promove debate sobre o uso e a gestão das tecnologias da informação e comunicação (TICs). A edição deste ano tem como foco as comunidades de artes, humanidades e cultura digital. Alguns dos temas são o impacto das redes sociais nas instituições, a digitalização e a preservação de acervos, e as tecnologias de super alta resolução para transmissões em longa distância.

No dia 27, aconteceu mesa redonda “Vídeo e audiovisual digitais: os desafios do armazenamento, circulação e consumo”, tendo como moderador Alvaro Malaguti , Gerente de Relacionamentos em Cultura da RNP e como um dos painelistas o responsável pela implantação da TV IFSC e professor do curso de especialização em mídias do IFSC, Paulo Vitor Tavares, que falou da experiência do IFSC na produção de vídeos educativos e do projeto de composição de rede de Rádio e TV entre as instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Outros palestrantes serão Ariane Cristina Gervásio da Silva (da TV UFMG, da Universidade Federal de Minas Gerais), Guido Lemos (Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital da Universidade Federal da Paraíba), Lacy Barca (gerente executiva de acervos da Empresa Brasil de Comunicação). O vídeo da mesa redonda pode ser conferido aqui.

Paulo explica que, segundo a RNP, a relação entre audiovisual e internet vem se intensificando ao longo dos últimos anos no Brasil, entre outros motivos, em virtude da elevação da oferta de banda no País e o uso da rede de computadores como uma janela de exibição para um amplo espectro de produções. Considerando este contexto, o painel tem por objetivo reunir diversos segmentos que trabalham com audiovisual digital (cursos de Cinema e Comunicação Social; instituições responsáveis por preservação audiovisual; TVs públicas e universitárias, entre outros) para promover a troca de experiências entre eles e identificar a contribuição que uma rede avançada de ensino e pesquisa pode dar a estes usuários.