Abertura do 3° Sepei foi realizada nesta quarta-feira em Lages

29. agosto 2013 | Escrito por | Categoria: Matérias

SONY DSCNa manhã desta quarta-feira (28) foi realizada a cerimônia de abertura do 3° Seminário de Pesquisa, Extensão e Inovação do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). A cerimônia foi realizada na Pousada Rural do Sesc de Lages. Pela primeira vez o evento está sendo realizado de forma integrada entre todos os câmpus do Instituto, tendo o Câmpus Lages como anfitrião.

A abertura do evento contou com a presença da reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider; do pró-reitor de Extensão e Relações Externas, Golberi de Salvador Ferreira; do pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Mario de Noronha Neto; do pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Andrei Cavalheiro; do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Sergio Luiz Gargioni; da diretora de Extensão, Fabiana Amaral; do diretor de Pesquisa, Valdir Noll; e da diretora-geral do Câmpus Lages, Raquel Matys Cardenuto.

SONY DSCA diretora-geral do Câmpus Lages deu as boas vindas aos participantes e ressaltou a alegria em receber um evento desse porte. “A pesquisa e a extensão têm sido cada vez mais discutidas dentro da nossa instituição. Esse evento tem como objetivo melhorar a pesquisa aplicada e levá-la para a comunidade por meio da extensão”, disse.

O pró-reitor de Extensão e Relações Externas ressaltou que esse é o maior evento que o IFSC já realizou para seu público interno. “Pesquisadores e extensionistas têm nesse evento uma ótima oportunidade para mostrar seus trabalhos, trocar experiências e levar os resultados desse evento para o seu dia a dia”, afirmou Golberi.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação destacou que esta é a primeira vez que o evento é realizado neste formato, unindo todos os campus do IFSC, e que esse formato deve ser mantido nas próximas edições. “A integração e a troca de experiências só tem a favorecer o nosso trabalho em rede”, disse Noronha.

A reitora do IFSC ficou emocionada ao chegar na abertura do evento e se mostrou orgulhosa pela organização do 3 Sepei. “Parece um evento internacional”, disse. “Há sete anos, quando assumi a diretoria de Pesquisa do então Cefet, a pesquisa era realizada de forma incipiente, por meio do esforço de alguns abnegados. Naquela época, começamos um trabalho importante para a instituição, viabilizando bolsas da Fapesc e do CNPq”, relatou.

Maria Clara ressaltou também que a articulação entre ensino, pesquisa e extensão foi ainda mais reforçada com a criação dos Institutos Federais. “Precisamos que os editais de pesquisa contemplem as especificidades dos institutos”, afirmou. Sobre o evento, a reitora acredita que trará bons frutos para o desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico. “A pesquisa deve ser disseminada entre todos os cursos, inclusive os técnicos e de qualificação”, concluiu Maria Clara.

Sustentabilidade e inovação em SC

SONY DSCA abertura do 3° Sepei ainda contou com a palestra “Sustentabilidade e inovação em SC”, com o presidente da Fapesc, Sergio Gargioni. Ele falou sobre o papel da inovação no estado de como ela deve contribuir para o desenvolvimento econômico e social, levando em consideração também o impacto ambiental.

Gargioni apresentou ainda exemplos de projetos financiados pela Fapesc e ressaltou que o investimento em inovação deve ser baseado em três princípios. “Política de longo prazo, financiamento contínuo e execução com liberdade. Precisamos desburocratizar o financiamento em inovação para que ele se torna mais visível na sociedade”, afirma.

Sobre o Sepei

O 3° Seminário de Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei 2013) do IFSC teve início nesta quarta (28) e segue até sexta (30), no Câmpus Lages. O evento reúne 560 participantes e terá a apresentação dos resultados dos projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos por servidores e estudantes do IFSC em 2012 e 2013. A programação prevê ainda encontros temáticos, palestras técnicas, mesas-redondas, mostra de protótipos, oficinas de extensão, espaços de discussão, apresentações culturais e reuniões de integração entre os pesquisadores de todos os câmpus da instituição. Para consultar a programação completa, clique aqui.