Alunos e servidores conhecem as oportunidades de intercâmbio do IFSC

29. agosto 2013 | Escrito por | Categoria: Matérias

SONY DSCNesta quarta-feira (28), durante a programação do 3° Seminário de Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei), alunos e servidores do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) puderam conferir os programas de intercâmbio da instituição. A palestra técnica “Oportunidades internacionais para os alunos do IFSC”, com o coordenador de Assuntos Internacionais Julio Cezar Bragaglia, esclareceu as dúvidas sobre os pré-requisitos e os procedimentos para se fazer um intercâmbio em outro país.

Durante a palestra, foram abordados dois programas de intercâmbio: o Ciência Sem Fronteiras, programa do Governo Federal voltado para alunos de graduação, e o Propicie, programa do IFSC realizado em 2010 e 2011 também com alunos dos cursos de graduação, mas que poderá ser ampliado para alunos dos cursos técnicos.

O pró-reitor de Extensão e Relações Externas do IFSC, Golberi de Salvador Ferreira, explicou que os dois programas possuem características bem diferentes. No Ciência Sem Fronteiras, o aluno cursa disciplinas do seu curso em outro país e depois precisa validá-las aqui no Brasil. Já no Propicie, os alunos participam de um projeto de pesquisa em outra instituição. “Nesse caso, não há repasse financeiro entre as instituições e não há validação de disciplinas, o que torna o processo mais simples”, explica.

Segundo o pró-reitor, a grande dificuldade de proporcionar intercâmbio para os cursos técnicos é a idade dos alunos. “É muito complicado levar um aluno menor de idade para o exterior, começando pela família, que muitas vezes não autoriza a viagem. Mas estamos buscando um meio de viabilizar isso para o próximo ano”, avalia.

Aprenda inglês

O coordenador de Assuntos Internacionais do IFSC explicou que o primeiro passo para quem quer estudar no exterior é aprender inglês e apresentou opções onde o aluno pode aprender o idioma gratuitamente, como o Inglês Sem Fronteiras e o My English Online. “Essa ainda é uma grande barreira para levarmos mais alunos para o exterior. Esses cursos ajudam a diminuir essas barreiras”, disse.

“Quando me perguntam como saber se você está fluente no idioma, sempre respondo que é quando você sonha em inglês”, comentou o pró-reitor Golberi Ferreira, que também deixou uma mensagem de motivação para os alunos que desejam estudar no exterior. “Recomendo fortemente que vocês vivam isso. É uma experiência inigualável que vai transformar a vida pessoal e profissional de vocês”, conclui Golberi.

Sobre o Sepei

O 3° Seminário de Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei 2013) do IFSC teve início nesta quarta (28) e segue até sexta (30), no Câmpus Lages. O evento reúne 560 participantes e terá a apresentação dos resultados dos projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos por servidores e estudantes do IFSC em 2012 e 2013. A programação prevê ainda encontros temáticos, palestras técnicas, mesas-redondas, mostra de protótipos, oficinas de extensão, espaços de discussão, apresentações culturais e reuniões de integração entre os pesquisadores de todos os câmpus da instituição. Para consultar a programação completa, clique aqui.