Relações entre sustentabilidade e inovação são tema de mesa redonda

29. agosto 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Eventos, Matérias, Reitoria

SONY DSCA compreensão do termo sustentabilidade como algo que envolve práticas ecologicamente corretas, socialmente justas e economicamente viáveis é bastante pertinente à atividade agropecuária em Santa Catarina. A afirmação é do diretor regional de Lages da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Vilmar Francisco Zardo, que participou na manhã desta quinta (29) da mesa-redonda “Sustentabilidade e inovação”, uma das atividades da programação oficial do Sepei 2013.

“Nós temos essa preocupação com a sustentabilidade na atividade agropecuária e ela não é recente, já que sabemos que os meios naturais não são infinitos”, afirma Zardo. Mas os desafios são grandes: atualmente, apenas 15 espécies vegetais e oito animais suprem 90% da produção mundial de alimentos, e essa produção demanda o uso de um terço da área terrestre do planeta. Esse foi um dos resultados da revolução verde, que a partir dos anos 1980 entrou em processo de mudança com a maior valorização das escolas de agricultura alternativa, uma das vertentes de atuação da Epagri.

Projetos inovadores podem contribuir para a solução dos problemas que envolvem a sustentabilidade, na avaliação do pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Mário de Noronha Neto, que mostrou o contraste existente no Brasil entre produção de conhecimento e inovação: segundo dados de 2011, o país ocupa o 13° lugar no ranking da produção científica, mas está em 47° no ranking da inovação. “É uma defasagem muito grande entre pesquisa e inovação”, observa. O conceito de inovação tecnológica faz referência ao processo pelo qual uma ideia ou invenção é transportada para a sociedade.

Noronha aponta que há ações no IFSC voltadas à articulação entre sustentabilidade e inovação, com o lançamento de editais específicos voltados às duas áreas e fomento de grupos de pesquisa. O pró-reitor de Extensão e Relações Externas, Golberi de Salvador Ferreira, que mediou o debate, lembrou que a questão da responsabilidade social e ambiental também está contemplada na lei de criação dos institutos federais. “Nós precisamos do apoio dos câmpus para o desenvolvimento de mais projetos nessa área”, acrescentou.

Sobre o Sepei

O 3° Seminário de Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei 2013) do IFSC teve início nesta quarta (28) e segue até sexta (30), no Câmpus Lages. O evento reúne 560 participantes e terá a apresentação dos resultados dos projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos por servidores e estudantes do IFSC em 2012 e 2013. A programação tem ainda encontros temáticos, palestras técnicas, mesas-redondas, mostra de protótipos, oficinas de extensão, espaços de discussão, apresentações culturais e reuniões de integração entre os pesquisadores e extensionistas de todos os câmpus da instituição. Para consultar a programação completa, clique aqui.

Tags: