Abertas as inscrições para oficinas gratuitas de animação

30. agosto 2013 | Escrito por | Categoria: Matérias

Até segunda-feira (9), serão aceitas inscrições para as duas oficinas gratuitas de animação no Câmpus Florianópolis do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). As atividades serão ministradas pela professora e técnica do Museu da Imagem e do Som (MIS) de Santa Catarina, Ana Ligia Becker.

As oficinas serão realizadas na quarta-feira (11), das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30, na sala de Artes Visuais do câmpus. O IFSC oferece 20 vagas para os alunos dos cursos técnicos integrados da unidade curricular de artes, na modalide de artes visuais e 10 vagas para a comunidade em geral. As inscrições devem ser feitas na sala da coordenadoria artística do câmpus, de terça à quinta-feira, das 9h às 17h30, e segunda e sexta-feira, das 14h às 17h30.

A oficina irá abordar a teoria sobre a história e técnicas de animação e desenvolver exercícios práticos de desenho. Também será realizada, a construção de brinquedos óticos como o taumatrópio, o folioscópio ou flipbook e o zootrópio.

Saiba mais sobre os brinquedos óticos:

– Taumatrópio: Um disco de papelão com uma imagem de cada lado é preso a um barbante. Quando as cordas são torcidas rapidamente, as imagens parecem se combinar criando uma só.

– Folioscópio ou flipbook: Uma coleção de imagens organizadas sequencialmente no formato de um livreto para ser folheado dando impressão de movimento, criando uma sequência animada sem a ajuda de uma máquina.

– Zootrópio: Composto por um tambor circular com pequenas janelas recortadas, através das quais o espectador olha para desenhos dispostos em tiras. Ao girar, o tambor cria uma ilusão de movimento aparente.