Evento organizado pelo Câmpus Urupema reúne educadores da região serrana

30. agosto 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Urupema, Eventos, Matérias

O Câmpus Urupema realizou na última semana – dias 26 e 27 – a I Jornada Intermunicipal de Educação para o Desenvolvimento Local, que reuniu 172 educadores das redes federal, estadual e municipais da região Serrana, principalmente de cidades vizinhas a Urupema (Lages, Painel, Rio Rufino e São Joaquim). Durante dois dias, eles discutiram, por meio de palestras e mesas temáticas, temas como territórios, identidades, sustentabilidade, trabalho e educação do campo. O evento foi realizado no Clube 3 de Maio, em Urupema.

jornadaurupema_linkUma das organizadoras do evento, a professora Luciane Bittencourt Gomes Batista de Oliveira, avalia que os objetivos da Jornada forma cumpridos. “Surgiram várias ideias de parcerias entre as instituições”, comenta. Como exemplo, Luciane cita um convite feito pelo centro educacional Vianei, de Lages, ao Câmpus Urupema para participar de uma reunião sobre educação no campo na câmara de vereadores lageana na sexta, dia 30. Há possibilidade também de serem elaborados cursos em conjunto para formação de professores.

A Jornada teve a participação de pesquisadores conhecidos nacionalmente, como Lucília Machado, do Centro Universitário UNA, de Minas Gerais. Ela ministrou a palestra de abertura do evento, com o tema “A missão da educação profissional em contextos de campo”. Além do Câmpus Urupema, câmpus como Itajaí, Joinville e São José e a Reitoria também tiveram representantes na Jornada. A psicóloga Janaína Turcato Zanchin, da Reitoria, ministrou palestra sobre “Dificuldades de aprendizagem na educação profissional”, enquanto o professor Silmar Primieri, do Câmpus Urupema integrou a mesa temática “Formação, território e identidade regional”.

No fim do primeiro dia de Jornada, foi servido aos participantes um “café serrano”, com alimentos típicos da região, como geleias, salame, bijajica, paçoca de pinhão, queijo serrano e rosca de coalhada. A iniciativa fez parte da I Mostra Gastronômica do Câmpus Urupema, com o tema “O café serrano e seus elementos”, organizada pela professora Evelise Zerger e estudantes do câmpus.