Integração entre ensino, pesquisa e extensão é discutida no Sepei

30. agosto 2013 | Escrito por | Categoria: Eventos, Matérias

SONY DSCDiscutir novas propostas para garantir o sucesso da integração entre ensino, pesquisa e extensão foi o tema de uma das atividades realizadas na tarde de quarta-feira (28) no 3° Seminário de Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei 2013). O espaço de discussão foi mediado pelo diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Valdir Noll; pela diretora de Extensão, Fabiana Amaral; e pelo chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do Câmpus Lages, Thiago Meneghel Rodrigues.

Entre os pontos abordados na discussão estão a reformulação dos currículos dos cursos, a definição de linhas de pesquisa de acordo com o curso, o fomento aos grupos de pesquisa, a desburocratização e integração dos processos de cadastro e acompanhamento de projetos. Também foram abordados a aproximação com a indústria, o compartilhamento de boas práticas e o envolvimento da gestão nesse contexto de integração.

A diretora de Extensão ressaltou que a integração entre ensino, pesquisa e extensão dará o suporte necessário para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. “É necessário que haja uma evolução do ensino, das nossas práticas pedagógicas, para que o conhecimento gerado dentro das instituições de ensino cheguem à sociedade. Além disso, a integração também é uma motivação para os alunos, porque eles conseguem ver na prática o resultado do seu trabalho”, afirma Fabiana.

Sobre o Sepei

O 3° Seminário de Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei 2013) do IFSC teve início nesta quarta (28) e segue até sexta (30), no Câmpus Lages. O evento reúne 560 participantes e terá a apresentação dos resultados dos projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos por servidores e estudantes do IFSC em 2012 e 2013. A programação tem ainda encontros temáticos, palestras técnicas, mesas-redondas, mostra de protótipos, oficinas de extensão, espaços de discussão, apresentações culturais e reuniões de integração entre os pesquisadores e extensionistas de todos os câmpus da instituição. Para consultar a programação completa, clique aqui.

Tags: