Modelo de ensino alemão pode começar a funcionar no IFSC em 2014

30. agosto 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Criciúma, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Gestão, Governo Federal, Matérias

palestraApós a viagem de uma comitiva do Ministério da Educação à Alemanha – que contou com a presença da reitoria do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider – em julho deste ano, o modelo de ensino alemão – que alia teoria e prática desde o início do curso, passou a ser estudado pelo MEC para ser implementado no Brasil em parceria com alguns institutos federais. Em Santa Catarina, o IFSC foi escolhido para lançar o projeto piloto. Para que os servidores do Instituto pudessem conhecer melhor o sistema, a Pró-reitoria de Ensino (Proen) promoveu, nesta quinta-feira (29), uma palestra – no auditório da reitoria – sobre o conceito de educação profissional dual, com o diretor de formação profissional da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, Martin Gebhardt.

O sistema dual consiste em proporcionar ao aluno, desde o primeiro dia do curso, o aprendizado teórico da instituição de ensino e o aprendizado prático em uma empresa. Para garantir que o estudante tenha uma formação adequada, as empresas parceiras disponibilizam um tutor para acompanhar cada aluno. “Dessa forma, estimulamos no aluno o prazer de entender a teoria, uma vez que desde o início ele já pode entendê-la com a prática profissional”, destacou Martin.

O palestrante alemão apresentou modelos do sistema dual já implementados. Num deles, os estudantes ficam de 2ª a 4ª trabalhando 8h por dia em uma empresa e de 5ª a sábado, eles passam o dia na instituição de ensino aprendendo a parte teórica. No modelo, o MEC é o responsável pela aprovação e fiscalização do programa; a instituição de ensino desenvolve as grades curriculares e realiza as aulas; a empresa define o aprendizado prático e contrata os estudantes; e a Câmara Brasil-Alemanha coordena as atividades.

Outro exemplo dado foi de um curso de pós-graduação em Finanças que também foi desenvolvido no sistema dual e na modalidade de educação a distância. As aulas desse curso são ministradas por professores da USP, FIA e Inepad. “Desde o primeiro dia, empresa e faculdade são responsáveis pela qualificação dos alunos e, para isso, desde a concepção do curso, essa integração deve ser pensada”, explicou o diretor.

Implementação no IFSC

A pró-reitora de Ensino do IFSC, Daniela de Carvalho Carrelas, ressalta que, para esse sistema funcionar há uma grande dependência das empresas. “Precisamos de empresas maduras e que se proponham a acompanhar de fato o aluno, responsabilizando-se também pela sua formação”, diz.

No IFSC, a intenção é iniciar a implementar o sistema dual em cursos nos câmpus Criciúma, Geraldo Werninghaus e Joinville. De acordo com a pró-reitora, a partir de agora, o instituto irá consultor os servidores dos câmpus interessados procurar possíveis empresas para fazer parcerias e pensar nos currículos. “Queremos ver se conseguimos abrir os primeiros cursos desse tipo no segundo semestre de 2014”, conta.

Parceria com os Correios

parceriaA palestra fez parte do evento promovido pela Proen, que discutiu também a oferta de um curso superior de tecnologia em Logística em uma parceria do IFSC, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e dos Correios. Esse curso já deve ser construído no sistema dual.

Daniela explica que, enquanto o IFSC tratava com o MEC do projeto piloto para a oferta de cursos no modelo alemão, surgiu essa demanda dos Correios, maior empresa de logística do país, em qualificar seus empregados. “Já estávamos pensando na oferta desse curso no Câmpus Itajaí e, como o IFRN também estava criando um curso na mesma área, resolvemos unir esforços e apresentar o sistema dual aos envolvidos”, explica.

Na abertura dos trabalhos, a reitora do IFSC destacou que o instituto está aberto a possibilidades de parcerias. “Temos certeza de que vamos fazer um bom projeto para atender essa demanda e qualificar as pessoas, já que este é o nosso papel”, enfatizou.

Servidores dos dois institutos trabalham agora questões conceituais e operacionais do curso. A proposta é abrir 300 vagas em Santa Catarina e 300 no Rio Grande do Norte .

Mas os grupos de trabalho ainda vão discutir os aspectos jurídicos da parceria, até para permitir que estudantes vinculados a outras empresas também possam ser atendidos pelo curso. Essa discussão deve durar até o ano que vem, já que a previsão também é iniciar essa oferta apenas no segundo semestre de 2014.

A chefe da Universidade Corporativa dos Correios e ex-reitora do IFSC, Consuelo Sielski Santos, que participou do primeiro dia das discussões em Florianópolis, está com boas expectativas nesse projeto. “Estamos confiantes de que essa parceria dará certo e possa até servir de modelo para outras instituições e empresas”, ressaltou.

Tags: