Sepei vai manter modelo itinerante e com integração entre câmpus
30. agosto 2013 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Eventos, MatériasA rica oportunidade de troca de experiências entre pesquisadores e extensionistas de todos os câmpus do IFSC no 3° Seminário de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (Sepei 2013) deve ser repetida nos próximos anos, assim como a realização do evento de forma itinerante. A avaliação positiva foi feita na tarde desta sexta (30), durante o encerramento do seminário, que foi realizado desde a última quarta (28) no Câmpus Lages. Para a organização do evento, um dos principais resultados foi a integração entre servidores e alunos e a socialização dos trabalhos de pesquisa e extensão realizados na instituição.
A experiência de reunir todos os câmpus em um grande espaço de integração, diálogo e intercâmbio de conhecimentos foi considerada exitosa tanto pela organização quanto pelos participantes – até o ano passado, os seminários eram realizados local ou regionalmente. “O diferencial desse modelo é justamente a oportunidade de integração e a perspectiva que se criou para estruturar redes de pesquisa e extensão dentro do IFSC”, avalia o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Mário de Noronha Neto. Os seminários regionais ou locais, contudo, poderão ser mantidos pelos câmpus que assim desejarem.
O pró-reitor de Extensão e Relações Externas, Golberi de Salvador Ferreira, enfatiza o êxito do modelo e pondera que, para os próximos seminários, pode-se buscar uma maior participação de servidores ligados ao ensino, uma vez que a indissociabilidade entre as três áreas – ensino, pesquisa e extensão – é um dos paradigmas que norteiam as atividades do IFSC. Ferreira também salientou que o Sepei 2013 foi o maior evento já realizado pela instituição para seu público interno.
Para a diretora de Extensão do IFSC, Fabiana Amaral, o encontro cumpriu seu objetivo de socializar as boas práticas e de incentivar a troca de experiências entre os câmpus do Instituto. “É muito importante que nossos servidores e alunos conheçam as diferentes realidades do estado e o que está sendo produzido em cada região. Essa dinâmica contribui para o trabalho em rede, que inclusive é nosso papel por lei”, avalia.
Além da apresentação dos resultados dos trabalhos de pesquisa e extensão realizados no IFSC entre 2012 e 2013, o 3° Seminário de Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei 2013) promoveu também oficinas, debates, palestras, espaços de discussão, atividades culturais, mostra de protótipos e reuniões de trabalho durante os três dias do evento. No total, 211 projetos foram apresentados, entre sessões orais e pôsteres. Participaram do seminário mais de 500 pessoas, entre servidores e estudantes do IFSC.