Sepei vai manter modelo itinerante e com integração entre câmpus

30. agosto 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Eventos, Matérias

sepei_encerramentoA rica oportunidade de troca de experiências entre pesquisadores e extensionistas de todos os câmpus do IFSC no 3° Seminário de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (Sepei 2013) deve ser repetida nos próximos anos, assim como a realização do evento de forma itinerante. A avaliação positiva foi feita na tarde desta sexta (30), durante o encerramento do seminário, que foi realizado desde a última quarta (28) no Câmpus Lages. Para a organização do evento, um dos principais resultados foi a integração entre servidores e alunos e a socialização dos trabalhos de pesquisa e extensão realizados na instituição.

A experiência de reunir todos os câmpus em um grande espaço de integração, diálogo e intercâmbio de conhecimentos foi considerada exitosa tanto pela organização quanto pelos participantes – até o ano passado, os seminários eram realizados local ou regionalmente. “O diferencial desse modelo é justamente a oportunidade de integração e a perspectiva que se criou para estruturar redes de pesquisa e extensão dentro do IFSC”, avalia o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Mário de Noronha Neto. Os seminários regionais ou locais, contudo, poderão ser mantidos pelos câmpus que assim desejarem.

sepei_encerramento_2O pró-reitor de Extensão e Relações Externas, Golberi de Salvador Ferreira, enfatiza o êxito do modelo e pondera que, para os próximos seminários, pode-se buscar uma maior participação de servidores ligados ao ensino, uma vez que a indissociabilidade entre as três áreas – ensino, pesquisa e extensão – é um dos paradigmas que norteiam as atividades do IFSC. Ferreira também salientou que o Sepei 2013 foi o maior evento já realizado pela instituição para seu público interno.

Para a diretora de Extensão do IFSC, Fabiana Amaral, o encontro cumpriu seu objetivo de socializar as boas práticas e de incentivar a troca de experiências entre os câmpus do Instituto. “É muito importante que nossos servidores e alunos conheçam as diferentes realidades do estado e o que está sendo produzido em cada região. Essa dinâmica contribui para o trabalho em rede, que inclusive é nosso papel por lei”, avalia.

Além da apresentação dos resultados dos trabalhos de pesquisa e extensão realizados no IFSC entre 2012 e 2013, o 3° Seminário de Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei 2013) promoveu também oficinas, debates, palestras, espaços de discussão, atividades culturais, mostra de protótipos e reuniões de trabalho durante os três dias do evento. No total, 211 projetos foram apresentados, entre sessões orais e pôsteres. Participaram do seminário mais de 500 pessoas, entre servidores e estudantes do IFSC.

Tags: