Câmpus Gaspar promove gincana ambiental

5. setembro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Gaspar, Matérias

gincana_gasparDe 15 a 30 de agosto, o Câmpus Gaspar do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realizou uma gincana ambiental com os alunos do câmpus. A atividade foi coordenada pela professora Graciane Regina Pereira e pelas bolsistas Juliana dos Anjos Pacheco e Nathalia Andrade. A gincana contou com cinco equipes que participaram de sete provas diárias e 16 provas surpresa, através da página da gincana no Facebook.

A região do Vale do Itajaí foi a escolhida pela comissão organizadora para ser o tema dos desafios. O objetivo da gincana foi estimular o conhecimento ambiental dos alunos por meio de atividades participativas e lúdicas envolvendo ações políticas e socioambientais com ênfase nesta região. As provas envolveram alunos, pais, servidores e outras instituições.

De acordo com a professora Graciane Pereira, a gincana foi um sucesso. A interação entre os alunos e a comunidade promoveu uma reflexão sobre a responsabilidade socioambiental. “As equipes se empenharam ao máximo para atender as provas e, mais do que a competição, houve uma contribuição real para a formação de cidadãos. No próximo ano esperamos realizar novamente a gincana”, diz Graciane.

APRABLUAs provas surpresas eram lançadas na rede social e a equipe que postasse primeiro a resposta correta recebia a pontuação. As provas diárias consistiam em arrecadação de doações para instituições e atividades sobre o meio ambiente. A Associação Gasparense de Proteção e Amparo (Agapa) e a Associação de Proteção aos Animais de Blumenau (Aprablu) receberam 128,5 kg de ração para cães e gatos. Já os asilos Casa de Repouso Menino Jesus e São Simeão, de Blumenau, receberam doações de produtos de higiene. Foram arrecadados 99 sabonetes, 26 pacotes de fralda geriátrica, 3 escovas de dentes, 29 caixas de cotonete, 23 frascos de shampoo, 14 cremes dentais e testes de glicemia e seringas descartáveis.

Em uma das provas também foi solicitado o recolhimento de resíduos recicláveis, como pilhas e eletroeletrônicos (REEs) que foram encaminhados para a coleta seletiva do município ou doados para a Central de Coleta e Reciclagem de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (RECI3E), de Itajaí. Um abaixo assinado também fez parte da gincana, no qual os grupos tiveram que identificar um problema ambiental na comunidade e enviar o documento solicitando providências para a Câmara de Vereadores de Gaspar ou de Blumenau.

prova supresaAlgumas provas diárias também envolveram a rede social, onde os alunos tinham que bater uma foto relacionada ao tema “Jovem e meio ambiente” e postar na página. A foto que ganhou mais curtidas venceu. Além da foto do grupo, a organização da gincana também postou fotos de pessoas ligadas à área ambiental no mundo. Quem respondesse primeiro o nome completo, pontuava para o grupo. Na reta final das atividades, os estudantes desenvolveram um vídeo sobre o tema da gincana.

A equipe vencedora do desafio foi a número três, composta pelos alunos Ana Karla Maronezi, Leticia Hanna Falcao, Deisy de Freitas, Louise Santos, Aline Montibeller, Lucas Machado, Daiane Branco, Gustavo Gianesini, Julia Lopes, Juliane Rodrigues, Isadora Kruger e pela professora Renata Waleska Pimenta. Eles receberam um pen drive, duas camisetas e um marcador de páginas cada.

Em segundo lugar ficou a equipe número cinco, que ganhou uma camiseta, estojo escolar e marcador de páginas. O terceiro lugar ficou com a equipe número quatro, que levou para casa uma camiseta e um marcador de páginas.