Dirigentes do IFSC participam da XXXVII Reditec

6. setembro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Gestão, Matérias, Reitoria

dirigentes_reditecDurante toda esta semana, dirigentes do IFSC estiveram em Maceió para participar XXXVII Reditec, a Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica. Com o tema “Inovação Tecnológica para o Desenvolvimento: O papel da Rede Federal”, o evento contou com palestras e debates, além de discussões em grupo, uma novidade desta edição. A comitiva do IFSC foi formada pela reitora, Maria Clara Kaschny Schneider; pela diretora-executiva, Silvana Lisboa, pelos pró-reitores de Extensão e Relações Externas e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação; além de quase todos os diretores-gerais dos câmpus.

Experiências exitosas dos Institutos foram uma novidade da programação. O Regime Diferenciado de Contratações, as compras compartilhadas, o modelo de funcionamento do mestrado profissional em Mecatrônica e o projeto do Programa Piloto de Cooperação Internacional para Intercâmbio de Estudantes foram as experiências do IFSC consideradas de sucesso nas áreas de gestão administrativa e pesquisa e compartilhadas com as outras instituições. A reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, também mediou o debate com o tema principal do evento, com a participação do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/AL), Eduardo Setton, do assessor especial do Ministro da Educação, José Luis Pinho, e da pesquisadora e consultora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Wrana Maria Panizzi.

Para a dirigente máxima do IFSC, o tema desta edição é fundamental para a Rede atuar em sua plenitude. “Estamos avançando, mas temos grandes desafios pela frente no que diz respeito à inovação e ao desenvolvimento tecnológico aliados à inclusão de todas as pessoas nesse contexto”, afirmou Maria Clara.

dirigentes_IFSC_reditecOutra novidade da Reditec deste ano foi a participação dos pró-reitores das instituições, que até o ano passado não acompanhavam as atividades. Segundo o pró-reitor de Extensão e Relações Externas do IFSC, Golberi de Salvador Ferreira, o contato direto e presencial com os diretores dos câmpus do IFSC e de outros institutos foi muito positivo. “Foram realizadas várias reuniões importantes, inclusive do Fórum de Pró-Reitores de Extensão e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Inovação. Discutimos vários temas pertinentes de cada área. Essa troca de experiências é muito produtiva para conhecermos a realidade dos outros institutos e também mostrar a nossa realidade para eles”, disse.

Quem também esteve pela primeira vez no evento foi o diretor-geral do Câmpus Araranguá, Olivier Allain, eleito neste ano. Para o professor, o evento é de extrema importância para entender a política do Ministério da Educação e o planejamento da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica para a Rede. “Vejo que o evento contribuiu para compreender a política de incentivo à inovação tecnológica, a criação dos polos de Inovação Tecnológica e os editais de fomento à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Os elementos trazidos pelas discussões desta semana são muito relevantes para a política de desenvolvimento do nosso câmpus e da nossa região, mas também para o trabalho em Rede dos nossos câmpus”, explicou.

Já a diretora-geral do Câmpus Lages, Raquel Matys Cardenuto, participou do evento pela quarta vez. A dirigente ressaltou a nova configuração da Reditec, resultado de sugestões dadas pelos participantes na última edição. “Uma das mudanças foi a inserção de sessões com apresentações de experiências que deram certo nos câmpus da Rede e também a divisão de palestras por temas, permitindo que cada um escolhesse as áreas de maior interesse”, informou. Para Raquel, todos os debates foram importantes e fazem os gestores refletirem sobre como melhorar o trabalho do dia a dia. “Com certeza, a troca de experiências entre os colegas da Rede nos momentos de integração foi muito proveitosa, sobretudo para perceber que temos as mesmas dificuldades e desafios que outros câmpus do Brasil”, completou.

Para saber mais sobre como foi o evento, clique aqui e acesse o site da Reditec.

Tags: