II Conae SC ocorre em Florianópolis com participação do IFSC

6. setembro 2013 | Escrito por | Categoria: Eventos, Matérias, Reitoria

Aa II Conferência Estadual de Educação de Santa Catarina (II Conae SC), que acontece entre sábado e segunda (dias 7 a 9), na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, terá em uma de suas mesas temáticas a participação da pró-reitora de Ensino do IFSC, Daniela de Carvalho Carrelas. Daniela é representante do IFSC no Fórum Estadual de Educação (FEE) e vai coordenador a mesa temática referente ao eixo “Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável; Cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente”.

conaeA II Conae SC deve ter a participação de 700 pessoas, que vão debater os temas referentes a sete eixos temáticos ligados à educação e eleger 87 delegados catarinenses para a Conferência Nacional de Educação (Conae) que ocorre em fevereiro de 2014, em Brasília. A mesa temática que a pró-reitora do IFSC vai coordenar tem dois colóquios: “Educação e trabalho, inclusão social e participação cidadã”, com Sandra Regina de Oliveira Garcia (Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação) e “Educação Integrada: articulação setorial entre educação, cultura, esportes, ciências, tecnologia, saúde e meio ambiente”, com Filomena Rodrigues da Silva, do Instituto Federal Catarinense.

A Conae é realizada de quatro em quatro anos e, em 2014, vai ter como tema “O Plano Nacional de Educação (PNE) na articulação do Sistema Nacional de Educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração”. Em sua última edição, em 2010, deliberou pela criação do Fórum Nacional de Educação (FNE), responsável por acompanhar a tramitação do PNE 2011-2020 (atualmente tramitando no Senado) e que possui correspondentes nos estados, municípios e no Distrito Federal. A prepraração para a Conae ocorre por meio de conferências municipais, regionais e estaduais, organizadas pelos respectivos fóruns.