IFSC promove reunião internacional sobre algas nocivas

10. setembro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Itajaí, Eventos, Matérias

algas_nocivasO Câmpus Itajaí do Instituto Federal de Santa Catarina, por meio do Laboratório de Pesquisas em Algas Nocivas e Ficotoxinas promove, entre os dias 7 e 9 de outubro, a Reunião Latino-americana sobre Algas Nocivas. O encontro será realizado no Hotel Torres da Cachoeira, em Florianópolis.

O evento reunirá cerca de 60 pesquisadores, gestores e agentes de países da América Latina, entre eles Argentina, Uruguai, Chile, Equador, Peru e Mexico. Os participantes irão discutir as ações na área, avaliar o progresso no conhecimento sobre o tema e fazer um diagnóstico dos problemas causados por algas nocivas na região cada país e elaborar uma pauta para fortalecer a colaboração entre os países.

Segundo o professor Luis Antônio de Oliveira Proença, coordenador do evento, durante a reunião também serão discutidas estratégias para divulgação da Conferência Internacional de Algas Nocivas, que será realizada em 2016 em Florianópolis e também será organizada pelo IFSC. “Queremos potencializar os benefícios gerados com a realização da conferência, já que está será a primeira vez que o evento acontece na América do Sul”, conta. A conferência internacional é realizada a cada dois anos. Em 2012, foi realizada na Coreia do Sul e em 2014 quem sedia o evento é a Nova Zelândia.

Após o evento, o IFSC receberá a pesquisadora Gladis Torres, do Instituto Oceanográfico da Marinha do Equador (Inocar), que irá trocar experiências com os pesquisadores do Câmpus Itajaí.

A programação será composta por palestras, mesas-redondas e apresentações. Para mais informações, acesse a página do evento.

Foto: www.algasnocivas.pro.br