DTIC promove bate-papo sobre segurança na Internet

11. setembro 2013 | Escrito por | Categoria: Matérias, Reitoria

A Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), por meio da Coordenadoria de Infraestrutura e Suporte (CIS) promoveu nesta quarta-feira (11) um bate-papo com os servidores da Reitoria sobre segurança na Internet. A ação fez parte do Mês de Segurança em Informática, uma campanha da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

O evento foi realizado em duas sessões, às 10h e às 15h, e foi comandado pelo coordenador de Infraestrutura e Suporte do IFSC, Benoni de Oliveira Pires. O tema abordado foi o phishing e o que pode ser feito para se proteger dele, principalmente no que diz respeito ao e-mail institucional dos servidores.

Segundo Benoni, phishing é um tipo de fraude em que um golpista busca obter dados pessoais e financeiros de alguém através de meios eletrônicos. “Nesse tipo de golpe, eles enviam um e-mail com uma solicitação para recadastramento, onde é solicitado ao usuário fornecer sua senha, caso contrário terá sua conta cancelada. Dessa forma eles passam a ter acesso à conta do usuário, utilizando indevidamente para envio de spam, por exemplo”, explica.

Como se proteger

Para se proteger desse tipo de fraude, Benoni destacou que é importante que o usuário fique atento ao recebimento de mensagens com conteúdos curiosos, que oferecem algum tipo de vantagem financeira ou que contenham algum tipo de ameaça sobre cancelamento de conta ou inserção do usuário nos serviços de proteção ao crédito, como SPC e Serasa. “O usuário nunca deve clicar no link de uma mensagem suspeita. Caso tenha dúvidas, deve digitar a url no navegador ou consultar o site da empresa ou instituição que enviou o e-mail”, explica.

Outra coisa que deve ser observada é a criação de senhas fortes, que contenham letras minúsculas e maiúsculas, além de números. “Por ter várias senhas para memorizar, às vezes o usuário cria uma senha que seja fácil de ser lembrada, e acaba colocando em risco a segurança de toda a instituição”, alerta o coordenador.

Para mais informações, acesse a Cartilha de Segurança para a Internet.

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.