IFSC lança Política de Comunicação

13. setembro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Gestão, Matérias

SONY DSCDepois de oito meses de construção, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) lançou, nesta sexta-feira (13), sua Política de Comunicação em solenidade realizada no auditório da Reitoria, em Florianópolis, e transmitida para todos os câmpus pela TV IFSC. O documento reúne um conjunto de princípios, diretrizes e estratégias para orientar – de maneira uniforme, profissional e sistemática – o relacionamento do Instituto com seus diversos públicos estratégicos. Cerca de 80 pessoas, entre servidores e representantes de alunos e instituições parceiras, acompanharam o evento presencialmente.

A Política de Comunicação do IFSC é formada por 15 capítulos que tratam de temas como comunicação organizacional e no ambiente educacional, públicos estratégicos, canais de relacionamento, relacionamento com a imprensa, mídias sociais, eventos, divulgação científica, campanhas de ingresso, gestão de crises, fontes, comunicação interna, gestão da comunicação e planos de comunicação. Além dos princípios e diretrizes expostos na Política, ela prevê uma série de manuais e outros documentos para orientar rotinas e práticas em comunicação.

SONY DSCNa solenidade de lançamento, a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, destacou o trabalho inédito feito pelo instituto em assumir a comunicação como estratégica. “Nossa instituição está saindo na vanguarda e ficamos muito orgulhosos por sabermos que essa política fará diferença no relacionamento que temos e que queremos melhorar com nossos públicos”, afirmou.

SONY DSCPara construir o documento, o IFSC contou com o apoio do consultor Wilson da Costa Bueno, doutor em Comunicação Social e com experiência na área. O professor participou do evento de lançamento e também destacou o pioneirismo do Instituto com esse projeto. “Foi o processo mais democrático do qual participei e tenho a certeza de que a Política de Comunicação do IFSC será emblemática não apenas para os Institutos Federais, mas para todas as outras organizações públicas do País”, enfatizou.

Próximos passos

SONY DSCA diretora de comunicação do IFSC e presidente da Comissão da Política de Comunicação, Waléria Külkamp Haeming, ressaltou a importância deste momento para o Instituto. “Carecíamos dessa reflexão sobre o papel da comunicação para elevar o IFSC ao patamar que lhe é de direito”, disse.

Waléria destacou também que agora começa outra etapa fundamental do processo que é a implementação do documento. “Para além das diretrizes estabelecidas no documento, precisamos que os servidores compreendam e apreendam o que a Política orienta”, explicou. Para isso, a equipe da Diretoria de Comunicação irá visitar, até o final de 2014, todos os 21 câmpus do IFSC em encontros que servirão para detalhar o documento, além de auxiliar cada câmpus na construção de seus planos de comunicação.

A diretora lembrou ainda que o documento será sistemática e permanentemente avaliado de modo a incorporar mudanças que possam surgir com o tempo. Para organizar esse processo, a próprio Política prevê a constituição de uma Comissão de Gestão que irá receber as considerações e analisá-las para uma próxima edição do documento. As sugestões já podem ser enviadas para o email comissao.comunicacao@ifsc.edu.br.

Palestra da Embrapa

SONY DSCPara mostrar os benefícios que uma Política de Comunicação traz para uma organização, a jornalista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Kátia Pichelli, foi convidada para ministrar uma palestra no evento. A Embrapa foi uma das primeiras empresas do Brasil a elaborar uma Política em Comunicação em 1996. Entre os resultados obtidos após a implementação, estão uma nova visão organizacional para a comunicação, cultura interna mais favorável, maior unicidade do discurso, maior presença na mídia, melhoria no relacionamento com os públicos e fortalecimento da imagem e da marca Embrapa.

“Com a Política, fomos criando ferramentas estratégicas que nos permitiram alavancar a nossa instituição por meio da comunicação”, destacou Kátia. A jornalista comprovou isso mostrando indicadores que demonstraram o crescimento que a Embrapa teve em relação à participação em eventos, palestras ministradas e citações na imprensa.

Kátia destacou ainda os motivos que levaram ao sucesso da implementação da Política de Comunicação da Embrapa, como o engajamento dos dirigentes, a participação de todos os profissionais da empresa e o investimento em recursos humanos e financeiros. “O documento em si, não fez acontecer. Ele foi o ponto de partida. A Política é documento norteador de todas as ações voltadas para o relacionamento com os públicos. Mas é preciso colocar em prática”, afirmou.

Saiba mais

A Política de Comunicação do IFSC está disponível no ambiente virtual criado para divulgar a construção do documento. No site, é possível obter informações de todo o processo. Assista também à reportagem da TV IFSC sobre a construção da Política.

Tags: