Alunos de Jaraguá do Sul são selecionados para evento internacional de pesquisa

19. setembro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Matérias

Uma pesquisa de alunos do curso técnico em Química do Câmpus Jaraguá do Sul foi selecionada para o maior evento de pequisa científica voltada para o Ensino Médio do Brasil – a Mostratec, que este ano acontecerá de 20 a 25 de outubro em Novo Hamburgo (Rio Grande do Sul).

A pesquisa “Análise socioambiental da destinação final dos dejetos do esgoto sanitário de Jaraguá do Sul” foi realizada pelos alunos Jean Carlos Viccari Pereira, Maurício Antônio Goetten, Kenia Regina Streich, Gabriel Luis Cesconetto e Eduardo Lux, sob orientação do professor Clodoaldo Machado.

“É mais um ótimo resultado do programa Conectando Saberes do Integrado de Química, em que o ensino é trabalhado por meio da pesquisa desde a primeira fase do curso. Os alunos têm, inclusive, uma disciplina de Metodologia de Pesquisa. E isso com apenas 14, 15 anos”, explica Clodoaldo.

E é a partir deste incentivo que dezenas de projetos são desenvolvidos ao longo dos anos pelos estudantes, como nas áreas de meio ambiente, saúde e indústria.

A Mostratec

Este ano a Mostratec conta com a participação de 350 projetos de pesquisa, do Brasil e de vários países, além de eventos paralelos como: SIET- Seminário Internacional do Ensino Técnico, Salão de Inovação, Robótica Educacional e atividades esportivas e culturais.

A Feira promove integração entre as instituições de ensino, a pesquisa e o meio empresarial, possibilitando o desenvolvimento, a aplicação e a divulgação de novas tecnologias.