Congresso Internacional

23. setembro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Gaspar, Notas

apresentacaoEntre os dias 16 e 20 de setembro, a professora de matemática Vanessa Oechsler, do Câmpus Gaspar do IFSC, participou do VII Congresso Iberoamericano de Educação Matemática (VII CIBEM) em Montividéu, no Uruguai. A professora apresentou dois trabalhos. Na segunda-feira (16), ela mostrou uma atividade de trigonometria que aplicou com os alunos do câmpus dos cursos técnicos integrados em Química e Vestuário. O exercício “Atividades matemáticas: contribuições à formação de cidadãos”, consiste em calcular o grau de inclinação de rampas em locais públicos. Já na terça-feira (17), Vanessa exibiu o trabalho “A contribuição da matemática na elevação de renda e escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade social”, que abordou práticas desenvolvidas no programa Mulheres Mil do câmpus, em parceria com a Universidade Regional de Blumenau (FURB). As oficinas do trabalho resultaram em uma feira de Economia Solidária, onde os artefatos produzidos foram comercializados.

Durante o VII CIBEM, a professora participou de minicursos e palestras, que tinham como objetivo aprimorar as estratégias do ensino em matemática. De acordo com Vanessa, a troca de experiências é fundamental para a formação do professor. “A participação em congressos é importante para a nossa formação. Nós aprendemos com a experiência de outros colegas podemos divulgar atividades que nós desenvolvemos”, conta a professora.