Projeto Hipersiass promove ação preventiva na Reitoria

25. setembro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis-Continente, Matérias, Reitoria

glicoseNoventa servidores e funcionários terceirizados do Câmpus Florianópolis-Continente e da Reitoria participaram na tarde desta quarta-feira (25) do projeto Hipersiass, promovido pelo Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) em parceria com a Coordenadoria de Atenção à Saúde do Servidor. Os servidores realizaram exames de pressão arterial, glicemia, peso corporal, altura e circunferência abdominal na tenda montada no pátio da Reitoria. O objetivo foi conscientizar a respeito da importância de se manter os níveis saudáveis da pressão arterial e alertar para os fatores de risco que podem levar à hipertensão, como obesidade, sedentarismo e má alimentação.

A coordenadora da unidade Siass de Florianópolis, Rosana Cordeiro Mendes, salientou que a atividade não substitui uma consulta médica. “É uma ação de promoção à saúde, na qual nós registramos os resultados. Os que apresentam algum resultado alterado são orientados a procurar um médico”, ressalta. De acordo com Rosana, após a compilação e análise dos dados, a equipe do Siass vai agendar palestra com os servidores para apresentar os resultados gerais e prestar esclarecimentos.

pressaoO projeto Hipersiass teve início em abril deste ano, quando foram examinados 376 servidores do Câmpus Florianópolis. Nas próximas etapas, o projeto deve ser levado aos demais câmpus da Grande Florianópolis.

Na abertura do evento, a reitora Maria Clara Kaschny Schneider destacou a importância das ações em prol da saúde do servidor que estão sendo executadas na instituição, como a realização de exames periódicos por todos os servidores, as alterações nas regras para entrega de atestados médicos e o projeto Hipersiass. “Essas ações melhoram a qualidade de vida do servidor e, como consequência, também vão reverter positivamente para a própria instituição”, disse a reitora. Na abertura do evento, a banda do 63° Batalhão de Infantaria de Florianópolis fez uma apresentação com arranjos de músicas populares, animando os participantes.

bandaDados do Ministério da Saúde indicam que a proporção de brasileiros diagnosticados com hipertensão arterial aumentou de 21,6% em 2006 para 23,3% em 2010. O diagnóstico é maior entre as mulheres (25,5%) do que entre os homens (20,7%). Para ambos os sexos a doença é detectada com mais frequência nas pessoas mais velhas: atinge cerca de 8% dos indivíduos entre 8 e 24 anos e mais de 50% entre os maiores de 55 anos.

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.