Alunos dos cursos integrados fazem viagem de estudos

26. setembro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Gaspar, Matérias

viagem-spNos dias 19, 20 e 21 de setembro, os alunos do terceiro e quarto semestres dos cursos técnicos integrados de Química e Vestuário, do Câmpus Gaspar do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), realizaram uma viagem de estudos a São Paulo. Os alunos realizaram um tour pela cidade, visitando os principais pontos turísticos. Entre eles o Instituto Catavento, o Instituto Butantan, o Museu da Língua Portuguesa e a Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Nesses locais, além de visitar as exposições permanentes, os estudantes tiveram o acompanhamento de monitores que abordaram aspectos de física, química e biologia. Além de contarem com as orientações dos professores de biologia e língua portuguesa do câmpus que os acompanharam.

Para a aluna do quarto semestre do curso integrado de Química Marcela Cerutti, a viagem a São Paulo foi importantíssima para a sua formação tanto como estudante, como cidadão. “Vivenciamos a realidade das ruas, pichações, sujeira, mas acima de tudo, é possível perceber a diferença e as vantagens de se morar em uma cidade tão grande como São Paulo, é possível comprar castanhas e condimentos frescos no mercado público, visitar obras conhecidas na pinacoteca, entrar em contato com conhecimentos diversos em museus e centros de pesquisa além de muitos outros lugares de diversão e lazer que em nossa cidade não encontramos. Definitivamente adorei a viagem”, diz Marcela.

A mãe do aluno Israel Weingartner, Marciana de Souza Veloso Weingartner, falou da importância da oportunidade dada aos alunos de adquirirem mais conhecimentos e experiências durante a viagem. “ Espero que outras oportunidades como essa se repitam”, relata Marciana.

A professora Ana Paula K. da Silveira, que acompanhou o grupo, aponta que essa foi uma experiência muito relevante para todo o grupo. “ Eles tiveram a oportunidade de estar em contato com saberes diversos, de forma motivadora e diferenciada, recobrindo as diversas áreas do conhecimento”, diz a professora.