Proppi lança edital de apoio a publicação de livros

2. outubro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Gestão de Pessoas, Matérias, Reitoria

A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi) lançou o edital 30/2013, que visa a apoiar a publicação de livros de servidores e alunos do IFSC por meio do Programa Institucional de Incentivo à Publicação de Livros Impressos do IFSC. O documento está disponível na página do IFSC, na seção “Pesquisa”, em “Editais”. As propostas podem ser enviadas até 30 de outubro, via formulário eletrônico.

Podem encaminhar propostas de publicação servidores ativos do IFSC. A coautoria com pessoas de outras instituições ou com alunos do IFSC é permitida desde que os coautores cedam os direitos autorais. O livro pode ser de autoria individual ou coletiva, desde que seja resultado de atividades desenvolvidas no IFSC ou em cooperação com ouras universidades ou instituições de pesquisa. As teses e dissertações de servidores do IFSC podem ser publicadas, desde que tenham conteúdo adaptado para o formato livro.

A quantidade de livros e o número de exemplares publicados com apoio por meio do edital podem variar de acordo com as propostas recebidas, até o limite de recursos financeiros que a instituição possui para essa ação (R$ 30 mil). O conselho vai receber propostas de livros com publicação prevista de 600 exemplares, com pelo menos 80 e no máximo 240 páginas, no formato 14,8cm por 21cm. A capa é colorida e o miolo em preto e branco, podendo ter até oito páginas coloridas em sequência, se aprovado pelo comitê gestor do edital.

O comitê gestor do edital – composto pela Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação da Proppi e pelo Conselho Editorial do IFSC -, vai organizar a avaliação conforme os critérios descritos no edital. Será gerada uma classificação em ordem decrescente, podendo os câmpus que possuem recursos financeiro contemplar a publicação de livros aprovados pelo edital. A nota considerada mínima é de 65 pontos para publicação pela editora do IFSC.

A chamada vai contemplar a publicação de livros específicos, didáticos e técnico-científicos nas áreas de: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias e Tecnologia; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; e Linguística, Letras e Artes.

Confira mais informações no edital 30/2013.