Ação conjunta entre câmpus levará qualificação profissional para Balneário Rincão

4. outubro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis-Continente, Matérias

rincaoDentro das atividades de extensão e relações externas, o Câmpus Criciúma firmou parceria institucional com a prefeitura municipal de Balneário Rincão, no Sul do estado, para colaborar no desenvolvimento local. Na sexta-feira (27), a convite da diretora da Câmpus Criciúma, Sandra Margarete Bastianello Scremin, a diretora do Câmpus Florianópolis-Continente, Nelda Plentz de Oliveira, viajou para realizar visita ao município, recentemente emancipado. A atividade foi organizada após demanda dos gestores municipais especificamente voltada à profissionalização do turismo. Conforme o prefeito de Balneário Rincão, Décio Góes, a região possui potencial natural para o lazer e a hospitalidade, porém, o setor é explorado de forma amadora. “Nos três dias da festa da tainha, realizada em julho, recebemos mais de 22 mil pessoas. No verão, passamos de 12 para mais de 200 mil habitantes. Buscamos o IFSC porque precisamos formar nossos trabalhadores, melhorar nossos serviços, principalmente na linha de frente do atendimento aopúblico”, justificou.

A agenda da sexta-feira começou com uma reunião na prefeitura de Balneário Rincão. Depois, representantes do IFSC e do governo municipal visitaram a obra da escola de educação infantil do centro da cidade e um empreendimento gastronômico, a sede campestre Parque, local que foi colocado à disposição para realização de aulas. A secretária de educação de Balneário Rincão, Maria Canever, anunciou que o projeto da nova escola de educação infantil tem uma sala exclusiva para o IFSC. “Pensamos nesse espaço aqui no centro para criar uma referência de educação profissional aos moradores, queremos inclusive buscar cursos a distância”, adiantou.

rincao2Após ouvir as demandas locais, a diretora do Câmpus Florianópolis-Continente apresentou as possibilidades de trabalho. A primeira opção emergencial, visto que a prefeitura quer garantir a qualificação já para a temporada de 2014, é o “Treinamento para manipuladores de alimentos” que tem 16h de duração e trabalha boas práticas nos serviços de alimentos e bebidas, incluindo higiene pessoal e dos ambientes. “Seria um ponto de partida, visto que o semestre já está em andamento”, ponderou. A segunda alternativa apresentada seria um curso de Garçom, via Pronatec, contudo, os gestores locais consideraram a carga horária alta para esse momento.

Pesquisa

Outro encaminhamento dado pelo coordenador de Extensão e Relações Externas do Câmpus Florianópolis-Continente, André Dala Possa, refere-se à aplicação de uma pesquisa de demanda de mercado. “Compreendemos a importância e a urgência da prefeitura em consolidar os cursos no município. Mas temos recomendado aos parceiros institucionais que apliquem um questionário simples investigando quais cursos são mais procurados e traçando um perfil médio do público. Isso ajuda o IFSC a estudar o programa que melhor atende às expectativas do município e colabora para os índices de satisfação do aluno, permanência e êxito”, disse André.

Foto: Kelley Alves

Tags: ,