Câmpus Caçador recebe pró-reitor de pesquisa

11. outubro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Caçador, Matérias

CIMG2945Na última quarta-feira (9), os professores do Câmpus Caçador receberam o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFSC, Mario de Noronha Neto. Ele realizou uma apresentação sobre as ações da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi) com foco no fortalecimento dos grupos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), além da criação de mestrados profissionais e polos de inovação em diversos Institutos Federais (IFs) no país.

De acordo com Noronha, o IFSC incentiva que seus professores realizem pesquisas aplicadas para estimular o desenvolvimento de arranjos produtivos no país. “Precisamos alavancar a PD&I nos IFs, especialmente agora que o Ministério da Educação e os órgãos de fomento como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pretendem apoiar financeiramente projetos cooperados com o setor produtivo”, diz o professor, com base no edital de pesquisa lançado pelo CNPq, exclusivo para os IFs.

CIMG2948“Estávamos buscando esse incentivo aos IFs há bastante tempo, e agora este edital irá atender à demanda dos pesquisadores em parceria com empresas públicas e privadas, ONGs, cooperativas, consultorias e outros órgãos interessados em aumentar a competitividade no setor produtivo ou desenvolver e aplicar tecnologias que promovam inclusão produtiva e social”, diz Noronha.

O coordenador de pesquisa e inovação do Câmpus Caçador, Rodrigo Acácio Paggi, explica que os alunos do IFSC também são incentivados a pesquisar durante seus cursos. “Há bolsas de estudo para projetos de pesquisa em conjunto com os professores”, diz Rodrigo.