Ingresso 2014/1: Formas de oferta de cursos técnicos atendem a diferentes perfis

11. outubro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Matérias

textil_3_O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) é uma instituição centenária que ao longo de sua história consolidou-se como referência estadual em formação de nível técnico, pública, gratuita e de qualidade. Mesmo com o início da oferta de outros níveis de ensino nos últimos anos, como cursos de graduação e pós-graduação, a legislação prevê que no mínimo 50% das vagas abertas na instituição sejam destinadas a cursos técnicos. No atual período de ingresso, há oportunidades de estudo em diversas áreas em todo o estado: são 2.988 vagas para 78 cursos técnicos, todas para início no primeiro semestre de 2014.

Conforme a definição do Ministério da Educação, um curso técnico é um curso de nível médio que tem o objetivo de capacitar o aluno com conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo. Esses cursos podem ser ofertados de três formas: integrada, na qual o aluno que já concluiu o ensino fundamental cursa o ensino médio e o técnico na mesma instituição; concomitante, na qual o aluno cursa o ensino médio em uma instituição e o ensino técnico em outra, com matrículas distintas; e subsequente, na qual o aluno já concluiu o ensino médio e se matricula apenas para receber a formação técnica.

As três formas de oferta, portanto, se alinham no objetivo de oferecer formação profissional e permitem que o público estratégico dos cursos técnicos seja bastante amplo, desde jovens que recém concluíram o ensino fundamental até pessoas que já tenham o ensino médio completo, de qualquer idade.

Entre os cursos técnicos com vagas abertas no atual período de ingresso, o IFSC tem 19 opções de cursos integrados, 24 de cursos concomitantes e 35 de subsequentes. As inscrições devem ser feitas exclusivamente on-line, pelo Portal de Ingresso, até o dia 6 de novembro (com exceção para os cursos do Câmpus Palhoça Bilíngue, cujo prazo vai até 2 de dezembro). Veja abaixo a relação de cursos e os câmpus onde há vagas.

CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS
19 cursos
772 vagas em 10 câmpus
Requisitos: ter concluído o ensino fundamental
Forma de entrada: exame de classificação (prova com 30 questões de múltipla escolha, abrangendo conteúdos do ensino fundamental) e análise socioeconômica (apenas para o Câmpus Palhoça Bilíngue)
Clique aqui para ler o Edital 01 e aqui para ler o Edital 05 (somente para o Câmpus Palhoça Bilíngue)

Araranguá

Chapecó

Criciúma
Mecatrônica

Florianópolis
Eletrônica
Saneamento

Gaspar

Jaraguá do Sul

Palhoça
Comunicação visual

São José
Refrigeração e climatização
Telecomunicações

São Miguel do Oeste

CURSOS TÉCNICOS CONCOMITANTES
24 cursos
949 vagas em 10 câmpus
Requisitos: estar cursando o ensino médio em outra instituição
Clique aqui para ler o Edital 02

Araranguá
Produção de moda
Têxtil: malharia e confecção

Caçador

Canoinhas

Garopaba
Biotecnologia

Gaspar
Modelagem do vestuário

Lages
Análises químicas
Mecatrônica

São Miguel do Oeste

Urupema
Fruticultura

Xanxerê

CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES
35 cursos
1.267 vagas vagas em 12 câmpus
Requisitos: ter ensino médio completo
Forma de entrada: exame de classificação (prova com 30 questões de múltipla escolha, abrangendo conteúdos do ensino médio) e análise socioeconômica (apenas para o Câmpus Palhoça Bilíngue)
Clique aqui para ler o Edital 03 e aqui para ler o Edital 05 (somente para o Câmpus Palhoça Bilíngue)

Chapecó

Criciúma

Florianópolis
Agrimensura
Eletrônica
Manutenção automotiva
Meio ambiente
Meteorologia
Saneamento
Segurança do trabalho

Florianópolis-Continente
Gastronomia
Guia de turismo
Panificação e confeitaria

Itajaí
Pesca

Geraldo Werninghaus (em Jaraguá do Sul)
Mecânica Industrial

Jaraguá do Sul
Malharia
Produção e design de moda

Lages
Biotecnologia

Palhoça Bilíngue
Produção de materiais didáticos bilíngue Libras/Português
Tradução e interpretação em Libras

São José
Refrigeração e climatização
Telecomunicações

Xanxerê
Fabricação mecânica

Para obter mais informações, acesse o Portal de Ingresso (http://www.ingresso.ifsc.edu.br), o Guia de Cursos do Portal do IFSC ou ligue para 0800-722-0250 (ligação gratuita).

Na próxima semana, você vai conhecer em mais detalhes os cursos de nível superior ofertados no IFSC – cursos superiores de tecnologia (CST), licenciaturas e bacharelados.

Tags: ,