Setec e CNPq lançam edital específico para os Institutos Federais

11. outubro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Matérias

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançaram esta semana a Chamada 94/2013, que irá destinar até R$ 20 milhões para o financiamento de projetos de Pesquisa e de Extensão. Pela primeira vez, a chamada é destinada exclusivamente aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e às Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais.

A chamada irá contemplar projetos em duas linhas de apoio: pesquisa aplicada e extensão tecnológica e devem contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do país. “O mais importante dessa chamada, além de ser a primeira específica para os Institutos, é que os projetos precisam ser cooperados com o setor produtivo, ou seja, precisam ter a participação de empresas, instituições ou órgãos como parceiros”, avalia o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFSC, Mario de Noronha Neto.

Os projetos de pesquisa aplicada poderão ser inscritos em duas faixas de financiamento: até R$ 80 mil e até R$ 160 mil. Já os projetos de extensão tecnológica poderão ser inscritos nessas mesmas faixas e em uma terceira de até R$ 35 mil, destinada a projetos que visam a preparação dos alunos para participarem da Olimpíada do Conhecimento, que é seletiva para o Worldskills International, maior competição de educação profissional do mundo. Os recursos deverão ser destinados ao financiamento de itens de custeio, capital e bolsas.

Segundo o pró-reitor de Extensão e Relações Externas do IFSC, Golberi de Salvador Ferreira, essa é uma ótima oportunidade para os Institutos Federais mostrarem sua força. “Esse é o momento de mostrarmos que os Institutos Federais têm demanda de projetos suficiente para um edital específico e que trabalhamos em consonância com o arranjo produtivo”, comenta.

A submissão de propostas deve ser feita até o dia 8 de novembro, por meio do Formulário de Propostas online, disponível na Plataforma Carlos Chagas.

Webconferência

As pró-reitorias de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação e de Extensão e Relações Externas do IFSC irão realizar uma webconferência de apresentação e esclarecimento de alguns pontos da chamada. A webconferência será realizada na próxima segunda-feira (14), às 14h. Os interessados devem acessar o link http://webconf2.rnp.br/ifsc_2/ e entrar como convidado.

Tags: , , , ,