Teares primitivos são usados nas aulas de Tecnologia Têxtil do Câmpus Jaraguá do Sul

11. outubro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Matérias

jaragua-teares3A evolução da confecção de tecidos está sendo estudada na prática pelos alunos do curso técnico de Produção e Design de Moda do Câmpus Jaraguá do Sul do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Doze teares primitivos que estavam sem uso foram para as salas de aula. É a forma mais simples de tecelagem – os teares têm um único quadro para movimento dos fios.

Segundo o professor Diego Fernandes, estes teares são todos manuais, sem pedal. “Têm apenas duas posições de tecimento”, explica. Pesquisas indicam que equipamentos como estes foram criados milhares de anos antes de Cristo.

jaragu-teares1A utilização dos teares faz parte de uma nova proposta para a disciplina de Introdução à Tecnologia Têxtil. Segundo o professor Diego, a utilização dos teares é inédita no curso e está sendo muito comemorada pelos 30 alunos. “Deixamos de trabalhar apenas na teoria para mostrar como se faziam os fios nos primeiros teares, o que torna as aulas bem mais interessantes”, afirma.

Antes de usar os teares, os alunos fizeram pesquisa para identificar as tendências de moda, depois analisaram os fios mais adequados para serem usados nestes teares e agora estão produzindo as peças. Os alunos vão produzir acessórios para o produto final de outra disciplina, que é um vestido. “Com o tecido produzido nestes teares, alunos vão confeccionar chapéu, bolsa e cachecol”, completa o professor.