Ingresso 2014/1: Alunos do IFSC indicam a instituição para os amigos

15. outubro 2013 | Escrito por | Categoria: Matérias

alcydesUma das vantagens de se estudar no IFSC é a chamada ‘verticalização’. O aluno entra para fazer o ensino médio (integrado ou concomitante) e pode seguir na instituição até a graduação e a pós-graduação. É o caso de Alcydes Aldo da Silva, de 20 anos, ex-aluno do Câmpus São José. “Durante o Ensino Médio, percebi que o ensino era melhor do que nas escolas lá fora, de forma geral”, conta. E essa qualidade foi fundamental na hora de escolher a graduação – hoje ele está na quinta fase do curso superior em tecnologia em Sistemas de Energia no Câmpus Florianópolis.

“Eu recomendo o IFSC porque tem profissionais muito bons. E os cursos de tecnologia são voltados a áreas bem específicas, com grande demanda no mercado de trabalho”. Ele também destaca as atividades artísticas e as aulas que vão além da teoria. “Vejo que tem bastante atividade cultural, mas nunca participei por estudar à noite e trabalhar de dia. E gosto bastante dos laboratórios, onde podemos aprender ainda mais com aulas realmente práticas”, elogia Alcydes.

jéssikaA estudante de Design de Produto do Câmpus Florianópolis Jéssika D’Ávila da Silveira, 21 anos, também indica o IFSC para os seus amigos. “Eu entrei no IFSC primeiro no curso de Construção de Edifícios e não gostei. Mas amigas minhas que faziam o curso de Design elogiaram muito, e decidi estudar para fazer o vestibular novamente e estou gostando bastante agora”. Para ela, o IFSC tem bons professores, além de oferecer a gratuidade do ensino.

Qualidade

“O câmpus conta com excelentes professores, uma ótima infraestrutura e está bastante acessível em questão de ensino”, diz Filipe Duarte Calado, do curso de licenciatura em Física do Câmpus Araranguá. O aluno sempre estudou em escola pública e ingressou no IFSC por meio do vestibular. Filipe é bolsista do projeto “Astronomia na Escola”, onde realiza um trabalho com alunos de escolas públicas, a fim de motivar os estudos acerca da natureza e da cultura científica.

Filipe Duarte CaladoDevido a sua dedicação aos estudos, o estudante já apresentou trabalhos sobre o projeto fora de Santa Catarina, como São Paulo, Maranhão, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Após a conclusão desta graduação, Filipe quer dar continuidade aos estudos e ministrar aulas. “O curso é excelente, tem uma grade curricular muito boa e uma organização caprichada. Os professores são bem atenciosos e amigáveis, dentro e fora das salas de aula. Eles conversam com todos os alunos e sempre somos bem recebidos ao abordá-los com dúvidas”, conta o aluno.

Luiz 02O estudante Luiz Eduardo Martins, do curso técnico concomitante de Informática do Câmpus Lages, prioriza a qualidade da instituição e também indica o IFSC. “O curso e os professores superaram as minhas expectativas. Os professores são muito atenciosos, preocupados com o aprendizado dos alunos e procuram sempre utilizar os melhores recursos pra ministrar suas aulas”, diz o aluno. Luiz é bolsista do projeto de extensão “Arte e Cultura na Biblioteca” e tem como meta estudar fora do país por intermédio do Ciência Sem Fronteiras, um programa do governo federal que tem a finalidade de oferecer bolsas de estudo no exterior.

Evolução

Estudante do Câmpus Chapecó desde 2009, Paulo Henrique Bunkowski Zanetini já concluiu o curso técnico subsequente de Eletroeletrônica e hoje está cursando o 4º período da graduação em Engenharia de Controle e Automação. Paulo ainda é técnico em Montagem e Manutenção de Computadores e bolsista do IFSC há quase dois anos. Ele já trabalhou na área de Eletroeletrônica e Tecnologia da Informação.

Paulo 01O estudante está no seu segundo curso na instituição e viu o desenvolvimento crescente do câmpus. “Indico o IFSC pois já conheço de longa data, vi a evolução do câmpus e sei da qualidade de ensino e da excelente qualificação dos professores que aqui lecionam. O curso e os professores são ótimos, estão atendendo todas as expectativas”, relata Paulo.

O pai de Paulo trabalha na Secretaria do Estado de Santa Catarina e a mãe está cursando Pedagogia na Udesc e trabalha como costureira autônoma. De acordo com o aluno, ele pretende seguir o exemplo dos pais. “Quero trabalhar na área ou dar aulas, mas não vou parar os estudos. Pretendo passar em um concurso e me aperfeiçoar com pós-graduação na Europa, pois tenho dupla cidadania”, revela.

Estude no IFSC em 2014

Ficou com vontade? Aproveite que o IFSC está com inscrições abertas até o dia 6 de novembro para 101 cursos distribuídos em 18 cidades do estado. Ao todo, estão sendo ofertadas 3.311 vagas, em cursos técnicos, de graduação e Proeja. Para mais informações, clique aqui.