Câmpus do IFSC contam com rádios na internet

15. outubro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Joinville, Câmpus São José, Matérias

Desde o início deste mês, alunos e servidores do Câmpus Joinville do IFSC já podem conferir uma programação musical exclusiva. A rádio do câmpus está no ar e pode ser acessada on-line. Além de ser uma forma de entretenimento, a rádio pretende ser mais um canal de comunicação para alunos, servidores e comunidade do entorno.

A programação de conteúdo ainda está sendo construída, sob coordenação do professor Edson Hiroshi Watanabe. Até 30 de outubro está aberta chamada para servidores e alunos participarem da rádio. Também durante este mês, está aberto concurso para escolha do nome da rádio. Para participar basta enviar um e-mail para radio.joinville@ifsc.edu.br.

No Câmpus São José, a rádio já existe há cerca de 10 anos. Tudo começou e se mantém até hoje pela paixão do servidor Jorge Luiz Vela, que trabalha como técnico do setor audiovisual. No início, a rádio resumia-se apenas a duas caixas de som colocadas no hall do câmpus que transmitia a programação de outras rádios. Depois, com um computador destinado apenas para a rádio, Jorge começou a selecionar as músicas, elaborar vinhetas, gravar notícias e fazer a própria programação.

Atualmente, são cerca de 30 caixas de som espalhadas pelo câmpus – nos corredores, hall e banheiros. “A intenção é tornar o ambiente mais agradável, mas sem prejudicar as aulas”, explica o servidor.

Desde abril deste ano, a rádio do câmpus também pode ser ouvida pela internet. Funcionando de manhã até de noite, a rádio veicula músicas de diversos gêneros, além de notícias sobre o IFSC e informações gerais. Uma média de 200 ouvintes por mês acompanha a rádio on-line.

Quem quiser, pode mandar sugestões de músicas e notícias para o email radio.sj@ifsc.edu.br ou pelo twitter @radioifsc.

Rádio IFSC

Junto com a TV IFSC, existe também um projeto da Rádio IFSC. Atualmente, a rádio produz programas sob demanda para o curso de pós-graduação em Mídias da Educação. Mas a intenção é que a rádio tenha transmissão pela internet. “Estamos recebendo os equipamentos e instalando os softwares para termos uma boa estrutura que nos permita iniciar as atividades”, explica o servidor Paulo Tavares, responsável pela Rádio IFSC.

Escute as rádios

– Câmpus Joinville: clique aqui