Proppi promove oficinas de busca de patentes

15. outubro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Gestão de Pessoas, Matérias, Reitoria

Com o objetivo de auxiliar os servidores do IFSC na elaboração de propostas para a Chamada 94/2013 do MEC/Setec/CNPq, que irá destinar até R$ 20 milhões para o financiamento de projetos de Pesquisa e de Extensão dos Institutos Federais e Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais, a Pró Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) irá realizar oficinas de capacitação por webconferência. O tema será como fazer a busca de patentes para subsidiar a construção dos projetos de pesquisa aplicada, desenvolvimento e inovação (PD&I). Serão disponibilizadas três datas para que os servidores interessados participem dos encontros virtuais.

O ministrante das oficinas será o chefe do Departamento de Inovação e Assuntos Internacionais do IFSC, Luiz Henrique Castelan Carlson. O professor destaca que a intenção da oficina é ajudar os servidores a qualificarem as informações a serem preenchidas no projeto para aumentar as chances de seleção. “A busca de patentes é uma fonte de informação tecnológica que serve tanto para orientar a linha de pesquisa quanto para verificar a novidade em relação à pesquisa”, explica. A própria chamada sugere que os proponentes façam buscas nas bases de patentes Derwent, Esp@cenet, USPTO, Epoline, JPO, CIPO, Free Patents Online, INPI e Inova Unicamp.

Carlson também dará dicas sobre o modelo de sumário executivo a ser preenchido para a chamada e o termo de sigilo. “Queremos estruturar bem os projetos do IFSC para melhorar nossas chances de receber os recursos”, afirma.

As oficinas serão voltadas para os projetos que se enquadram na linha 1 da chamada, destinada a projetos com foco em PD&I, mas qualquer servidor interessado pode acompanhar a webconferência. O primeiro encontro virtual será nesta sexta-feira (18), às 14h. Para participar, basta clicar aqui no horário marcado e acessar a sala da webconferência. Informe o seu nome e entre na sala como “convidado”.

Confira as datas e os horários de todas as oficinas:

• Oficina 1: 18/10, às 14h (sexta-feira)
  • Oficina 2: 23/10, às 9h (quarta-feira)
  • Oficina 3: 29/10, às 14h (terça-feira)

Para mais informações, leia a Chamada 94/2013 do MEC/Setec/CNPq. A submissão de propostas deve ser feita até o dia 8 de novembro, por meio do Formulário de Propostas online, disponível na Plataforma Carlos Chagas.

Tags: