Audiência pública conclui proposições para a nova Resolução 13

18. outubro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Gestão, Gestão de Pessoas, Matérias, Reitoria

Após sete meses de discussões, foi aprovada na última quarta-feira (16) a quarta proposta de minuta para a nova Resolução 13, que normatiza a distribuição das atividades de ensino, pesquisa e extensão dos professores do IFSC. A nova versão do texto foi concluída em audiência pública para a qual foram convocados representantes dos docentes da instituição, e na qual buscaram-se definições para os pontos de dissenso presentes na terceira minuta. Para consultar o texto da quarta minuta, clique aqui.

Coordenado por uma comissão formada por representantes dos câmpus e da Reitoria, o processo de revisão da Resolução 13 teve início em março de 2013 e envolveu a elaboração de três outras minutas, a partir de consultas aos docentes, análise da legislação em vigor e de discussões realizadas em todos os câmpus para encaminhamento e avaliação de contribuições. Dos 46 dissensos a serem discutidos na audiência pública, apenas dois não atingiram consenso. O documento será agora encaminhado inicialmente para parecer técnico do Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), depois para análise do Colégio de Dirigentes (Codir) e em seguida para aprovação no Conselho Superior (Consup), o que deve ocorrer até dezembro.

Para a reitora Maria Clara Kaschny Schneider, a audiência pública trouxe um resultado extremamente positivo. “Mesmo com as diferenças de opiniões, o debate aconteceu de forma muito respeitosa e foi possível trabalhar de modo muito leve as questões complexas que envolvem essa normativa”, afirma. A reitora enfatiza que todo o trabalho desenvolvido até agora, coordenado pela comissão e com o envolvimento dos docentes de todos os câmpus, é apenas uma etapa da construção. “O texto vai agora para os colegiados e o Consup é que deverá aprovar, sendo que existe a prerrogativa para alterações”, pondera. Maria Clara ressalta também que, embora a Resolução 13 trate especificamente das atividades docentes, suas diretrizes afetam também alunos, técnicos e comunidade. “A reflexão é extremamente importante, mas não se pode prescindir da visão institucional”, enfatiza.

A participação efetiva de todos os câmpus no processo de discussão e elaboração do novo texto foi essencial para o resultado, avalia a pró-reitora de Ensino, Daniela de Carvalho Carrelas. Outro aspecto positivo observado pela pró-reitora foi a apreciação e definição da grande maioria dos dissensos da terceira minuta.“O envolvimento de todos foi efetivo e com isso conseguiu-se atingir um texto muito mais maduro”, considera.

Para consultar a quarta minuta da nova Resolução 13, clique aqui.

Para saber mais sobre o processo de revisão, clique aqui.

Tags: