Palestra no Câmpus Florianópolis-Continente marca adesão do IFSC ao Outubro Rosa

18. outubro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Eventos, Matérias, Reitoria

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) aderiu ao movimento Outubro Rosa, que visa a conscientizar o maior número de pessoas em relação à prevenção pelo diagnóstico precoce do câncer de mama. Na terça-feira, dia 22, às 14h, acontece uma palestra no Câmpus Florianópolis-Continente com representantes de Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC).

outubro_rosaA palestra é promovida por meio de parceria entre o IFSC, a RFCC e o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal (Siass). No mesmo dia, profissionais do Serviço Social do Comércio (Sesc) farão testes de glicemia e medição da pressão arterial de servidores do IFSC.

Além de servidores e alunos do IFSC, a comunidade também pode participar das atividades. A coordenadora de Atenção à Saúde do Instituto Federal, Soraia Destri Pessôa, ressalta que a palestra não é apenas para mulheres. “Os homens podem e devem participar também, para entender mais sobre e tema e saber como lidar com ele. Quando uma pessoa na família adoece de câncer, toda a família adoece junto”, comenta.

Todos os câmpus do IFSC receberam convite para participar da palestra, segundo Soraia. A coordenadora pede para que, se possível, quem for ao evento vá com alguma peça de roupa rosa, para lembrar o movimento Outubro Rosa. Laços cor-de-rosa alusivos à campanha serão distribuídas no dia.

Para simbolizar a adesão do IFSC ao Outubro Rosa, foram projetadas luzes cor-de-rosa na fachada da Reitoria e na caixa d’água do Câmpus Florianópolis-Continente.

O Outubro Rosa surgiu na década de 1990, nos Estados Unidos, onde é chamado de Mês de Conscientização sobre o Câncer de Mama (NBCAM, na sigla em inglês). Atualmente ocorre em diversos países.