IFSC oferece novos cursos técnicos no Ingresso 2014/1

25. outubro 2013 | Escrito por | Categoria: Matérias

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) oferece no processo de ingresso 2014/1 cinco novos cursos técnicos, nos câmpus Caçador (Administração e Informática), Garopaba (Biotecnologia e Informática) e Palhoça Bilíngue (Comunicação Visual). As inscrições para esses e demais cursos estão abertas até 6 de novembro, no site www.ingresso.ifsc.edu.br. Outra novidade é a reformulação do curso técnico de Pesca do Câmpus Itajaí.

O curso técnico integrado de Comunicação Visual do Câmpus Palhoça Bilíngue tem aulas no período da tarde e duração de oito semestres (quatro anos). São 72 vagas no total. Ele tem como foco formar profissionais para o trabalho no âmbito do universo digital, na produção e utilização de ferramentas digitais em seus produtos e serviços. O aluno formado pode trabalhar com edição e gerenciamento de recursos de texto, imagem, vídeo e animação, planejamento e comunicação visual de materiais didáticos bilíngue e projeto de interfaces multimídia.

Para ingressar no curso técnico de Comunicação Visual, é necessário ter concluído o ensino fundamental (primeiro grau).

O curso técnico concomitante de Administração do Câmpus Caçador tem duração de dois semestres (um ano) e abre 40 vagas. Já o curso técnico concomitante de Informática, também de Caçador, tem duração de três semestres (um ano e meio) e abre 35 vagas. Os dois cursos têm aulas no período da noite.

O profissional formado no curso de Administração pode auxiliar nas rotinas administrativas, viabilizando as tomadas de decisões de forma crítica, ética e empreendedora, em organizações públicas, privadas e no terceiro setor.

Já o profissional formado no curso técnico em Informática pode identificar, formular e solucionar problemas ligados às atividades de projeto, operação e gerenciamento na área de Informática, além de ser um facilitador dentro das organizações, com capacidade para auxiliar no suporte e no desenvolvimento de TI.

O candidato precisa ter concluído a primeira série do ensino médio (segundo grau) para poder ingressar nos dois cursos de Caçador.

Em Garopaba, as novidade são os cursos técnicos concomitantes de Biotecnologia e de Informática, oferecido em parceria com Escola Estadual Básica Maria Corrêa Saad, próxima ao câmpus do IFSC na cidade. As aulas referentes à educação profissional (ensino técnico) serão ministradas no Câmpus Garopaba do IFSC, enquanto as aulas referentes ao ensino médio ocorrem na escola estadual. O projeto pedagógico é unificado, com a intenção de que os currículos tanto do ensino médio como do profissional sejam integrados, oferendo conteúdos que se relacionem.

Os dois cursos de Garopaba abrem 30 vagas cada, em período integral – ensino médio pela manhã e e educação profissional à tarde -, com duração de seis semestres (três anos). É necessário ter concluído o ensino fundamental (primeiro grau) para poder ingressar nos cursos.

Reformulação

O curso técnico subsequente de Pesca do Câmpus Itajaí passou por uma reformulação recentemente. O IFSC foi acreditado pela Marinha do Brasil como instituição apta a oferecer o Curso de Adaptação para Aquaviários (Caaq). Com isso, alunos formados no curso de Pesca poderão, complementando sua formação com o Caaq, trabalhar embarcados – antes, podiam somente trabalhar em terra, em indústrias pesqueiras.

O curso técnico de Pesca tem aulas no período da noite e duração de três semestres (um ano e meio). São 30 vagas no total. É necessário ter concluído o ensino médio para ingressar no curso.

Mais informações sobre o processo de ingresso no IFSC podem ser encontradas no site www.ingresso.ifsc.edu.br ou pelo telefone 0800 722 0250. A ligação é gratuita.